Pernambuco, 09 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

França pode oficializar reconhecimento do Estado Palestino em junho, afirma Macron

Segundo Macron, a iniciativa busca contribuir para a resolução do impasse entre israelenses e palestinos. "Precisamos seguir na direção do reconhecimento [do Estado Palestino].

Portal de Prefeitura

10 de abril de 2025 às 13:49   - Atualizado às 14:01

O presidente da França, Emmanuel Macron.

O presidente da França, Emmanuel Macron. (Captura de tela/X/EmmanuelMacron)

O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou nesta quarta-feira (9) que o país poderá formalizar o reconhecimento do Estado Palestino em junho, durante uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) que será realizada em Nova York, em parceria com a Arábia Saudita.

Segundo Macron, a iniciativa busca contribuir para a resolução do impasse entre israelenses e palestinos. “Precisamos seguir na direção do reconhecimento [do Estado Palestino]. É isso que faremos nos próximos meses”, afirmou o líder francês em entrevista ao canal France 5. A fala ocorreu após o presidente retornar de uma visita ao Egito, onde esteve próximo à fronteira com a Faixa de Gaza.

A proposta, no entanto, já gerou reações negativas por parte de Israel. O ministro das Relações Exteriores, Gideon Sa’ar, classificou a medida como “uma recompensa ao terrorismo”. Em publicação na rede social X, ele disse: “O reconhecimento unilateral de um estado palestino fictício, na realidade que todos nós conhecemos, não representará nada além de um incentivo ao terrorismo e um fortalecimento do Hamas.”

Macron, por sua vez, destacou que a decisão não será tomada para agradar interesses externos, mas sim por acreditar ser um passo justo. Ele também ressaltou o objetivo de integrar um esforço conjunto, em que aqueles que apoiam a causa palestina também reconheçam o Estado de Israel.

“Nossa meta é conduzir essa conferência ao lado da Arábia Saudita em junho, ocasião em que poderemos consolidar esse processo de reconhecimento mútuo por diversas nações”, afirmou.

Veja Também

O presidente francês enfatizou que a medida ajudaria a reafirmar o posicionamento da França contra países que negam a existência do Estado de Israel, como o Irã, além de reforçar seu compromisso com a estabilidade regional.

Para o ministro das Relações Exteriores da Autoridade Palestina, Varsen Aghabekian Shahin, o reconhecimento por parte da França seria um importante avanço. “Representaria um progresso significativo, alinhado com a defesa dos direitos do povo palestino e com a promoção da solução de dois Estados”, declarou à agência AFP.

Apesar de sempre ter defendido a criação de dois Estados como solução para o conflito, um reconhecimento oficial por parte da França representaria uma mudança de postura diplomática relevante, o que pode gerar atritos com o governo israelense, que considera esse tipo de decisão como precipitada.

Durante sua visita ao Egito, Macron se reuniu com o presidente Abdel Fattah al-Sissi e com o rei Abdullah II da Jordânia. Além disso, participou de uma videoconferência com o presidente norte-americano, Donald Trump, na qual apelaram pelo fim das hostilidades na Faixa de Gaza.

Cenário internacional

A recente ofensiva militar israelense contra o Hamas em Gaza provocou uma onda de solidariedade à causa palestina em diversas nações, fortalecendo o movimento pelo reconhecimento de sua soberania.

No último ano, países como Espanha, Noruega, Irlanda e Eslovênia oficializaram o reconhecimento do Estado Palestino, o que levou Israel a reagir com medidas diplomáticas, como a retirada de credenciamento de representantes estrangeiros em Tel Aviv.

Enquanto isso, Alemanha e Portugal afirmaram que o momento ainda não é apropriado para esse reconhecimento. No Reino Unido, o primeiro-ministro Keir Starmer, antes de assumir o cargo, manifestou apoio à medida, mas ponderou que ela deve ser implementada no tempo adequado, como parte de um processo de paz.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:45, 09 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

PT reúne dez partidos em Pernambuco para organizar campanha de Lula no segundo turno.
Mobilização

PT reúne dez partidos em Pernambuco para organizar campanha de Lula no segundo turno

O encontro definiu um calendário de atividades e uma coordenação conjunta para articular a mobilização das legendas em diferentes territórios do estado.

Flávio dino sobre emendas Pix.
Evidências

Dino expõe relatório com ameaça de assassinato contra ministros do STF: "já vai levar chumbo"

Uma das mensagens, que teve o autor ocultado por uma tarja preta, diz que o magistrado será "o primeiro a ser fuzilado", em razão de "ter proibido o acesso às armas". 

Flávio Bolsonaro e Lula
Eleições

Atlas/Bloomberg: Flávio Bolsonaro tem 51,1% contra 45,7% de Lula no 2º turno

A pesquisa ouviu 5.026 respondentes online entre 3 e 8 de outubro. O nível de confiança é de 95%.

mais notícias

+

Newsletter