08 de novembro de 2024 às 16:48 - Atualizado às 18:02
Torcedores ISRAELENSES e holandeses PRÓ-PALESTINA entram em confronto após partida de futebol Foto: Reprodução / X
O clima esquentou em Amsterdã, na Holanda, após a vitória do Ajax por 5 a 0 sobre o Maccabi Tel Aviv, de Israel, pela Liga Europa, nesta quinta-feira, 7 de novembro. A polícia local deteve 62 torcedores envolvidos na confusão, que deixou 30 pessoas feridas e necessitando de atendimento médico.
A confusão teria começado na noite anterior ao jogo, com vários relatos de vandalismo, mas o estopim ocorreu durante a partida, quando a torcida do Maccabi Tel Aviv desrespeitou o minuto de silêncio dedicado às vítimas das enchentes em Valência, na Espanha.
Além disso, torcedores do time israelense foram gravados retirando bandeiras da Palestina de prédios, o que teria provocado os confrontos. Em outro vídeo, um torcedor israelense foi jogado em um rio e só teve sua saída permitida após gritar 'Palestina Livre!'.
A polícia holandesa também informou que um grupo de manifestantes pró-palestina foi detido ao tentar chegar à Johan Cruyff Arena.
Após as confusões, o Ajax usou suas redes sociais para lamentar o ocorrido e declarou estar "horrorizado" ao tomar conhecimento do episódio.
"Depois de um jogo com boa atmosfera em nosso estádio — pelo qual agradecemos todas as partes envolvidas pela boa cooperação — ficamos horrorizados ao tomar conhecimento do que aconteceu no centro de Amsterdã na noite de ontem. Nós condenamos fortemente essa violência."
O primeiro-ministro holandês, Dick Schoof, escreveu em seu perfil no X (antigo Twitter) que entrou em contato com Benjamin Netanyahu e que estava "horrorizado com os ataques antissemitas". O representante holandês também revelou que Netanyahu vê o ataque como premeditado.
1
2
19:36, 25 Jan
29
°c
Fonte: OpenWeather
Os gols do Timbu foram marcados por Patrick Allan e Paulo Sérgio, enquanto Thiaguinho balançou as redes pela Cobra Coral.
O duelo promete ser equilibrado, com as duas equipes apresentando estilos de jogo distintos na tarde desse sábado, 25 de janeiro.
Em dois "apagões", a equipe do técnico Ramon Menezes levou 3 a 0 nos dez primeiros minutos da etapa inicial e outros dois gols nos oito primeiros minutos da etapa final - sofreu o sexto no fim do jogo
mais notícias
+