Pernambuco, 07 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fachin aguarda explicações de Mendonça e Moraes para decidir sobre crise no STF

A situação ganhou gravidade sem precedentes na história recente do Supremo com a divulgação recíproca de relatórios comprometedores e pedidos mútuos de investigações.

Ricardo Lélis

07 de setembro de 2026 às 15:21   - Atualizado às 15:21

Presidente do STF, ministro Edson Fachin.

Presidente do STF, ministro Edson Fachin. (Foto: G. Dettmar/ CNJ)

O ministro Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), aguarda as explicações dos ministros André Mendonça e Alexandre de Moraes, também do Supremo, para decidir se leva a crise dos dois para julgamento no plenário, em sessão aberta ou fechada.

A crise ganhou, na última semana, gravidade sem precedentes na história recente do STF, com a divulgação recíproca de relatórios comprometedores e pedidos mútuos de investigações.

No desdobramento mais recente, Mendonça liberou para julgamento em plenário o relatório da Polícia Federal (PF) que indica relação de proximidade entre Moraes e o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, antigo dono do Banco Master e suspeito de praticar fraudes financeiras bilionárias e corromper autoridades públicas.

Antes de decidir, porém, Fachin deve aguardar até a próxima sexta-feira (11), quando vence o prazo de cinco dias que deu para que Moraes e Mendonça se manifestem.

Como alternativa, é possível que o presidente do Supremo convoque uma reunião reservada em seu gabinete para que todos os ministros decidam como conduzir a crise interna.

Veja Também

Essa foi a solução dada quando veio à tona uma suposta ligação entre Vorcaro e o ministro Dias Toffoli, em fevereiro deste ano. Na ocasião, a relatoria do caso Master foi transferida de Toffoli para Mendonça.

A diferença da crise atual é que Fachin decidiu concentrar em um processo próprio, de sua relatoria, os documentos e pedidos referentes ao caso.

Embora improvável, é possível que o presidente do Supremo decida monocraticamente (de forma individual) sobre o arquivamento ou a abertura de investigação contra os colegas.

No processo consta, por exemplo, um pedido do procurador-geral da República, Paulo Gonet, para que o relatório da PF liberado por Mendonça seja anulado, sob o argumento de que somente o plenário do Supremo poderia ter autorizado o avanço das investigações contra um de seus ministros.

O próprio Gonet, entretanto, é citado no mesmo relatório da PF por possíveis ligações com Vorcaro.

Outro pedido feito a Fachin, desta vez por Alexandre de Moraes, é para que o próprio Mendonça seja investigado por abuso de autoridade, improbidade administrativa e crime de responsabilidade.

Para embasar seu pedido, Moraes apresentou um relatório de inteligência da PF segundo o qual Mendonça poderia direcionar as investigações do caso Master, de modo a atingir desafetos políticos. O documento, contudo, não é assinado e traz na capa a advertência de se tratar de conjecturas “sem valor probatório”.

O Regimento Interno do Supremo prevê que somente o plenário tem a competência para processar e julgar membros da própria Corte, mas não traz detalhes sobre os procedimentos a serem adotados. 

Agência Brasil

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:30, 07 Set

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Desfile de 7 de Setembro.
Público

Governo Lula estima que 70 mil pessoas foram ao Desfile de 7 de Setembro na Esplanada

O evento foi marcado pelo clima de campanha a partir de gritos de apoiadores que ocuparam as arquibancadas montadas no local.

Governador Tarcísio de Freitas.
Mudança

Tarcísio de Freitas troca desfile cívico de 7 de Setembro por culto na Igreja Mundial

A agenda do governador para este segunda ainda informou sua presença, no período da tarde, na Avenida Paulista, do Ato da Independência.

Eduardo da Fonte no desfile de 7 de setembro.
Evento

Eduardo da Fonte participa desfile cívico-militar de 7 de Setembro no Recife

A cerimônia marcou as comemorações pelos 204 anos da Independência do Brasil e foi presidida pela governadora de Pernambuco, Raquel Lyra.

mais notícias

+

Newsletter