Pernambuco, 14 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fachin pede explicações a Moraes, Mendonça, Gonet e Andrei sobre investigação do Caso Master

O presidente do STF quer esclarecer fatos específicos antes de decidir se encaminhará a discussão ao plenário.

Ricardo Lélis

04 de setembro de 2026 às 09:33   - Atualizado às 09:33

Ministro do STF, Edson Fachin.

Ministro do STF, Edson Fachin. Foto: Fellipe Sampaio/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, pediu explicações aos ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça sobre fatos relacionados ao relatório da Polícia Federal que expôs a relação entre Moraes e Daniel Vorcaro.

Também devem prestar esclarecimentos o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o diretor da PF, Andrei Rodrigues. Todos terão prazo de cinco dias úteis para fazer isso.

Antes de ter dado a decisão, Fachin autuou o relatório da PF como petição no STF. O presidente da Corte quer esclarecer fatos específicos antes de decidir se encaminhará a discussão ao plenário.

Mendonça, que é relator das fraudes do Banco Master e divulgou o documento da PF, pediu para Fachin incluir os indícios sobre Moraes na pauta de julgamentos para os ministros votarem se abrem ou não inquérito contra o colega.

"Cabe à presidência do tribunal zelar para que a possível apreciação colegiada seja feita, a tempo e modo, com o elevado senso de responsabilidade que os fatos reclamam, sempre assegurando o respeito às garantias constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório", escreveu Fachin.

Veja Também

O presidente do Supremo afirmou que surgiram dúvidas a partir do parecer da PGR que recomendou o arquivamento do relatório e a nulidade das provas. Fachin quer saber, por exemplo, se há indícios de que algum investigado obteve acesso indevido às apurações quando elas estavam em curso e como se chegou às pessoas mencionadas na apuração.

A decisão de Fachin foi divulgada logo depois de Moraes informar que havia incluído Mendonça no inquérito das fake news. Ele será investigado por improbidade administrativa, abuso de autoridade e crime de responsabilidade. Segundo Moraes, Mendonça agiu "por motivos pessoais e políticos" ao supostamente direcionar a PF para obter informações contra ele.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:46, 14 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e Flávio Bolsonaro.
Pesquisa

Quaest: Flávio Bolsonaro tem 46% e Lula aparece com 44% no segundo turno

A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Eleitor em votação
Voto

Pernambuco registra comparecimento de 81,83% dos eleitores no primeiro turno das eleições 2026

Os colégios eleitorais, Caruaru e Olinda apresentaram os maiores índices de comparecimento.

Segundo turno das eleições 2026.
Instruções

Eleições 2026: TRE-PE orienta eleitores sobre votação no segundo turno

Em Pernambuco só haverá votação para presidente da República, fato que deverá contribuir para a ausência de filas e a celeridade do fim da votação.

mais notícias

+

Newsletter