Pernambuco, 24 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Fachin pede explicações a Moraes, Mendonça, Gonet e Andrei sobre investigação do Caso Master

O presidente do STF quer esclarecer fatos específicos antes de decidir se encaminhará a discussão ao plenário.

Ricardo Lélis

04 de setembro de 2026 às 09:33   - Atualizado às 09:33

Ministro do STF, Edson Fachin.

Ministro do STF, Edson Fachin. Foto: Fellipe Sampaio/STF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, pediu explicações aos ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça sobre fatos relacionados ao relatório da Polícia Federal que expôs a relação entre Moraes e Daniel Vorcaro.

Também devem prestar esclarecimentos o procurador-geral da República, Paulo Gonet, e o diretor da PF, Andrei Rodrigues. Todos terão prazo de cinco dias úteis para fazer isso.

Antes de ter dado a decisão, Fachin autuou o relatório da PF como petição no STF. O presidente da Corte quer esclarecer fatos específicos antes de decidir se encaminhará a discussão ao plenário.

Mendonça, que é relator das fraudes do Banco Master e divulgou o documento da PF, pediu para Fachin incluir os indícios sobre Moraes na pauta de julgamentos para os ministros votarem se abrem ou não inquérito contra o colega.

"Cabe à presidência do tribunal zelar para que a possível apreciação colegiada seja feita, a tempo e modo, com o elevado senso de responsabilidade que os fatos reclamam, sempre assegurando o respeito às garantias constitucionais do devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório", escreveu Fachin.

Veja Também

O presidente do Supremo afirmou que surgiram dúvidas a partir do parecer da PGR que recomendou o arquivamento do relatório e a nulidade das provas. Fachin quer saber, por exemplo, se há indícios de que algum investigado obteve acesso indevido às apurações quando elas estavam em curso e como se chegou às pessoas mencionadas na apuração.

A decisão de Fachin foi divulgada logo depois de Moraes informar que havia incluído Mendonça no inquérito das fake news. Ele será investigado por improbidade administrativa, abuso de autoridade e crime de responsabilidade. Segundo Moraes, Mendonça agiu "por motivos pessoais e políticos" ao supostamente direcionar a PF para obter informações contra ele.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:13, 24 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Cabine de votação.
Pleito

Eleições 2026: TRE-PE altera 771 locais de seções eleitorais em Pernambuco; confira mudança

As mudanças ocorrem em 90 municípios pernambucanos e correspondem a cerca de 3,5% dos 22.091 locais de todo o estado.

Ficha Limpa
Inelegível

Ficha limpa vale para condenações antigas de homicídio e crime sexual, determina STF

O caso avaliou uma ação movida pelo PP, que considera inconstitucional o indeferimento de uma candidatura ao cargo de vereador no ano de 2024.

Bolsonaro em prisão domiciliar
Recuo

Bolsonaro desiste de pedido para suspender pena por trama golpista 2h após recorrer a Nunes Marques

Os advogados não apresentaram, no pedido de desistência, uma justificativa para a mudança de posição.

mais notícias

+

Newsletter