Pernambuco, 03 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Moraes pede a Fachin investigação contra André Mendonça no inquérito das fake news

O ministro apontou quebra da imparcialidade judicial e favorecimento a determinados grupos políticos.

Ricardo Lélis

03 de setembro de 2026 às 20:59   - Atualizado às 21:00

Ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do STF.

Ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, do STF. (Fotos: Gustavo Moreno/STF e Divulgação)

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes encaminhou ao presidente da Corte, Edson Fachin, um despacho com "indícios de improbidade administrativa, abuso de autoridade e crime de responsabilidade" pelo ministro André Mendonça na condução dos inquéritos sobre o Banco Master e fraude no INSS.

Na decisão proferida no inquérito das fake news, Moraes apontou quebra da imparcialidade judicial e favorecimento a determinados grupos políticos, incluindo o direcionamento das investigações para o próprio Moraes e para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), "por motivos pessoais e políticos, inclusive com a indicação prévia de medidas cautelares a serem apresentadas pela Polícia Federal".

Moraes também acusou Mendonça de interferir na direção das investigações das autoridades policiais e conduzir irregularmente as tratativas de eventual colaboração premiada.

A decisão foi encaminhada a Fachin para que ele tome as "providências que entender necessárias".

Estadão Conteúdo

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

21:52, 03 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula e Flávio Bolsonaro.
Pesquisa

Datafolha: Lula tem 38% e Flávio Bolsonaro aparece com 33% no primeiro turno

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03669/2026.

Alexandre Nardoni e Anna Jatobá.
Decisão

STJ rejeita recurso e mantém Alexandre Nardoni e Anna Carolina Jatobá em regime aberto

Os dois foram alvo de um mandado de segurança que questiona o cumprimento das regras do benefício.

Ministro do STF, André Mendonça.
Saída

André Mendonça deixa sociedade em instituto privado e diz que nunca teve lucro com a entidade

Segundo o ministro do STF, o Iter será transformado em entidade sem fins lucrativos, "reforçando sua vocação exclusivamente educacional e social"

mais notícias

+

Newsletter