Pernambuco, 08 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Estado do Ceará vai transferir pelo menos 20 detentos para presídios federais

07 de janeiro de 2019 às 02:19

Em meio a crise na segurança pública, o governo do Cearáanunciou na noite deste domingo, 6, que irá transferir nas próximas horas pelo menos 20 detentos para presídios federais. O número de transferências pode aumentar nos próximos dias uma vez que, de acordo com o governo cearense, o Ministério da Justiça já confirmou que irá disponibilizar 60 vagas nas cadeias federais. A negociação das transferências foi feita diretamente entre o governador Camilo Santana (PT) e o ministro da Justiça, Sérgio Moro. A pasta federal já vem auxiliando o Ceará na crise de segurança cearense com o envio de homens da Força Nacional de Segurança. Balanço divulgado neste domingo pela assessoria de imprensa do Ministério da Justiça e Segurança Pública indica que os ataques em Fortaleza e cidades da região metropolitana da capital cearense diminuíram no primeiro dia de atuação da Força Nacional. De acordo com a nota da pasta, os episódios, que chegaram a 45 na quinta-feira, 3, e a 38 no sábado, 5, caíram para 23 neste domingo. Nos últimos quatro dias, Fortaleza e cidades da região metropolitana da capital cearense foram palco de ataques a veículos e explosão. Os ataques aconteceram um dia após o titular da recém-criada Secretaria da Administração Penitenciária, Luís Mauro Albuquerque, ter dito que não reconhecia facções no Estado e que não separaria mais os presos de acordo com a ligação com essas organizações. As operações são lideradas pela Polícia Militar do Estado do Ceará, mas contam com o auxílio da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e do departamento Penitenciário Nacional (Depen). A Força Nacional permanecerá no Estado por até 30 dias. O prazo, no entanto, poderá ser prorrogado. Reforço. De acordo com a Secretaria da Administração Penitenciária do Ceará, cerca de 80 agentes enviados pelos governos de outros oito Estados do Nordeste reforçarão o sistema carcerário no Estado cearense. Alguns profissionais já chegaram, mas o número não foi confirmado pela pasta. Os agentes fazem parte da Força Penitenciária Integrada de Intervenção (FIPI) e já foram enviados em 2016, quando o Ceará passou por crise no sistema prisional. Um ataque a uma torre de telefonia deixou 12 cidades cearenses sem sinal neste domingo. Um equipamento da operadora TIM foi explodido na cidade de Limoeiro do Norte, distante cerca de 202 quilômetros de Fortaleza. Fonte: O Estadão Imagem: bahiamanchetes.com.br

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

11:16, 08 Jul

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Governadora Raquel Lyra (PSD).
Vídeo

Raquel afirma que trabalha para mudar a vida dos pernambucanos e não pensando nas próximas eleições

A governadora também destacou que existem políticos que tentam dificultar o seu trabalho, agindo pelo "quanto pior, melhor". Raquel reforçou que o seu governo não é para "fazer de conta"

O vereador Osmar Ricardo foi eleito presidente do PT Recife.
Eleição

Vereador Osmar Ricardo é eleito novo presidente do PT Recife

O resultado deve ser anunciado ainda na manhã desta terça-feira, 8 de julho, durante coletiva de imprensa na sede do partido, localizado, em Santo Amaro, área central da capital pernambucana.

Efetivo de segurança pública na Festa das Marocas.
Evento

Festa das Marocas 2025: mais de 615 profissionais das forças de segurança atuaram em Belo jardim

Com investimento superior a R$ 111 mil, a operação mobiliza efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Corregedoria Geral e Ouvidoria da SDS.

mais notícias

+

Newsletter