Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Advogado Emílio Duarte é o único pernambucano selecionado para o Teste Público de Segurança do TSE

A iniciativa tem como objetivo avaliar e reforçar a integridade, segurança e confiabilidade dos sistemas utilizados nas eleições brasileiras.

Redação

24 de outubro de 2025 às 10:01   - Atualizado às 10:01

Advogado Emílio Duarte.

Advogado Emílio Duarte. Foto: Divulgação

O advogado recifense Emílio Duarte, especialista em Legislação Eleitoral, conquistou um feito inédito: foi aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para participar do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais (TPS) 2025.

Duarte é o único representante de Pernambuco a integrar a iniciativa em Brasília, ao lado de outros 147 participantes habilitados em todo o país, entre inscrições individuais e coletivas. O programa tem como objetivo avaliar e reforçar a integridade, segurança e confiabilidade dos sistemas utilizados nas eleições brasileiras. 

Entre os sistemas e componentes que serão objeto de análise, estão: Gedai-EU, Software Básico da Urna Eletrônica (SCUE, GAP, VOTA, RED e AS), Sistemas Transportador, RecArquivos e InfoArquivos, SIS e KitJE-Connect, Urnas modelo UE2022, com respectivos firmwares e mídias, Módulos do Sistema de Apoio às Auditorias (SAVP– Sorteio e Votação), VPP e AVPART. 

O Teste Público de Segurança é uma iniciativa periódica do TSE que seleciona especialistas, pesquisadores e cidadãos a analisar e tentar identificar possíveis vulnerabilidades nos sistemas eleitorais. O objetivo é garantir transparência, confiabilidade e o aprimoramento contínuo da tecnologia usada nas eleições.  A aprovação de Emílio Duarte no TPS representa uma valiosa conquista em sua trajetória profissional. Sua participação reforça o compromisso técnico e institucional com eleições cada vez mais seguras, auditáveis e confiáveis em todo o país. 

Os procedimentos de verificação serão iniciados no final de ano deste ano. 

  •  01/12: Abertura do Teste Público da Urna e credenciamento das investigadoras e investigadores.

Eleições 2026

As eleições de 2026 no Brasil seguirão o modelo tradicional do sistema eleitoral eletrônico, com votação em urnas eletrônicas em todo o país. O primeiro turno ocorrerá no primeiro domingo de outubro, e, se necessário, o segundo turno no último domingo do mesmo mês. Serão eleitos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. O voto continuará sendo obrigatório para cidadãos entre 18 e 70 anos e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e maiores de 70. A apuração dos votos será feita eletronicamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:32, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter