Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vereador ironiza eleição de Erika Hilton na Comissão da Mulher com paródia infantil; veja vídeo

A deputada federal provocou polêmica ao se tornar a primeira trans a ser eleita presidente da comissão.

Ricardo Lélis

13 de março de 2026 às 21:12   - Atualizado às 21:12

Vereador ironiza deputada Erika Hilton.

Vereador ironiza deputada Erika Hilton. (Foto: Reprodução/ Redes Sociais e Divulgação)

O vereador de Lauro de Freitas (BA), Tenóbio (PL), publicou, na quinta-feira, 12 de março, nas redes sociais uma paródia da música infantil “Coelhinho da Páscoa”, para ironizar a eleição da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), que é trans, para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Deputados.

A parlamentar tornou-se alvo de uma campanha nas redes sociais com a hashtag #elenão após assumir a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A mobilização faz referência ao movimento “#EleNão”, que ganhou destaque durante a eleição presidencial de 2018 contra o então candidato Jair Bolsonaro.

Hilton foi eleita na quarta-feira (11) para comandar o colegiado com 11 votos favoráveis e 10 votos em branco, substituindo a deputada Célia Xakriabá.

A escolha gerou críticas de parlamentares da oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre elas, a deputada Júlia Zanatta, que afirmou nas redes sociais que a eleição representaria uma “derrota para as mulheres”.

Veja Também

Petição online

A campanha nas redes sociais também impulsionou um abaixo-assinado na plataforma Change.org, intitulado “Pela Representatividade Feminina na Presidência da Comissão da Mulher”.

O texto da petição afirma discordar da escolha de Hilton para o cargo e pede que líderes partidários e o presidente da Câmara, Hugo Motta, pressionem contra a decisão. Na manhã desta quinta-feira (12), o documento já reunia mais de 55 mil assinaturas.

Resposta da deputada

Nas redes sociais, Erika Hilton reagiu às críticas afirmando que sua eleição representa um avanço histórico.

Segundo a parlamentar, o momento simboliza não apenas uma conquista pessoal, mas também um passo na luta por reconhecimento e direitos.

A deputada também afirmou que pretende ampliar o debate sobre a proteção e os direitos das mulheres durante sua gestão à frente da comissão.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:30, 04 Ago

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ministro Flávio Dino e Lulinha, filho do presidente Lula
Investigações

Ministro Flávio Dino é sorteado para ser o relator do terceiro inquérito da PF contra Lulinha

A nova apuração tem como foco suspeitas de tráfico de influência envolvendo contratos firmados com a administração federal

 Marco Aurélio Santana Ribeiro e Roberta Luchsinger.
Dinheiro

Marcola, ex-chefe de gabinete de Lula admite ter recebido empréstimo de amiga de Lulinha

Em nota divulgada à imprensa, Marco Aurélio disse que o pagamento foi um "empréstimo pessoal contraído e já quitado".

Podemos deve apoiar Eduardo da Fonte e Mendonça Filho na disputa ao Senado
Aliança

Podemos deve apoiar Eduardo da Fonte e Mendonça Filho na disputa ao Senado

Ex-ministro da Educação, Mendonça Filho teve pré-candidatura ao Senado confirmada nesta terça-feira, 4 de agosto.

mais notícias

+

Newsletter