Pernambuco, 24 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura critica eleição de Erika Hilton na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher

O vereador afirmou que a deputada federal não teria vivências relacionadas às experiências femininas para presidir a comissão.

Fernanda Diniz

12 de março de 2026 às 12:25   - Atualizado às 12:41

Vereador do Recife Eduardo Moura.

Vereador do Recife Eduardo Moura. Foto: Carlos Lima/ CMR

O vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), comentou nas redes sociais sobre a eleição para a presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, vencida pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) nesta quarta-feira, 11 de março. A parlamentar foi eleita com 11 votos. (Veja vídeo abaixo)

Na publicação, o vereador afirmou que, na avaliação dele, Erika não teria vivências relacionadas às experiências femininas para presidir a comissão responsável por discutir temas ligados aos direitos das mulheres brasileiras, citando como exemplos menstruação e gestação.

"Como é que eu posso presidir a comissão de mulheres se eu não sei o que é menstruar, eu não sei o que é ter um menino, eu não sei o que é ficar grávida, o meu peito não tem leite", afirmou Eduardo Moura.

Veja vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Em outro momento, o vereador comentou o resultado da votação e a participação de mulheres na comissão.

Veja Também

"Na cabeça de uma pessoa normal, diz assim: opa, teve mais votos contrários do que a favor. Só que veja, entre essas dez pessoas que votaram dessa forma, tinha mulher votando? Se eu fosse uma mulher e tivesse na Comissão da Mulher, eu me retirava. Se eu fosse deputado federal e tivesse lá agora, e não sendo na Comissão, eu faria uma pergunta básica: qual é a política que a senhora pensa para melhorar os sintomas da menstruação da mulher? Que a senhora já viveu assim, que a senhora acha."

O vereador também comentou posicionamentos atribuídos à deputada.

"Ela é a favor do aborto, que é interromper uma gravidez. Mas ela também é a favor da garantia do direito de reproduzir, de reproduzir da gravidez. Ela é a favor e contra a gravidez, ao mesmo tempo. Como eu não entendi. Ela definia que a mulher negra tinha que ter o orgulho do cabelo negro, da cor negra. A mulher ficou rica usando bolsa da Gucci de 40 mil reais", continuou.

Ao final, Moura comentou sobre a escolha de representantes políticos no país.

"E o povo ainda acha ela massa? Aí eu vou dizer, bicho brasileiro, tem o dirigente que ele quiser. É ele que escolhe. Nenhum tá lá porque não recebeu voto. Ah, mas comprou voto. Porque alguém vendeu. Então veja, é você que escolhe quem vai ser o presidente do Brasil, quem vai ser o governador do Pernambuco, governadora, quem vai ser o prefeito, quem vai ser o vereador, quem vai ser o deputado, é você que escolhe", concluiu.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

23:55, 24 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Flávio Gadelha.
Política

Flávio Gadelha Filho inicia agenda de visitas na RMR e Mata Norte de Pernambuco

"Tenho começado essa caminhada com o coração aberto para ouvir as pessoas, entender suas necessidades e aprender ainda mais com a realidade de cada lugar", disse o ex-secretário.

Raquel Lyra.
Avanço

Pernambuco lidera crescimento econômico no Brasil e Raquel Lyra afirma: "estamos no caminho certo"

Segundo dados do IBCR do Banco Central (BC), a economia do estado registrou alta de 7% no acumulado do ano até fevereiro em comparação com o mesmo período de 2025.

Nikolas Ferreira e Jair Renan Bolsonaro.
Crítica

"Capacidade cognitiva menor que uma toupeira cega", diz Nikolas Ferreira sobre Jair Renan Bolsonaro

A discussão começou quando o influenciador bolsonarista Junior Japa comentou uma mudança de roupa em um vídeo publicado pelo deputado.

mais notícias

+

Newsletter