Pernambuco, 14 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TSE veta propaganda eleitoral em carros de aplicativo e pedidos de voto durante viagens; confira como denunciar

Motoristas também não podem fazer campanha dentro do veículo, como pedir votos aos passageiros ou utilizar a viagem para promover determinado candidato.

08 de setembro de 2026 às 11:55   - Atualizado às 11:57

Motorista de aplicativo.

Motorista de aplicativo. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que motoristas que trabalham com aplicativos de transporte, como Uber, 99 e outras plataformas, não podem utilizar os veículos para divulgar propaganda eleitoral durante as eleições de 2026. A proibição vale para adesivos, cartazes ou qualquer outro tipo de material de campanha colocado nos vidros, portas ou demais partes dos automóveis.

De acordo com o TSE, embora os carros pertençam aos motoristas, a legislação eleitoral os enquadram como bens de uso comum quando utilizados para o transporte de passageiros por aplicativos. Por isso, não podem ser transformados em espaços de divulgação política. A mesma regra é aplicada aos táxis, que também estão sujeitos a restrições por serem serviços vinculados a concessões públicas.

A vedação não se limita apenas à publicidade física. Motoristas também não podem fazer campanha dentro do veículo, como pedir votos aos passageiros ou utilizar a viagem para promover determinado candidato.

Para o TSE, bens de uso comum são espaços aos quais a população em geral tem acesso, mesmo quando pertencem à iniciativa privada A classificação inclui, por exemplo, cinemas, clubes, lojas, centros comerciais, templos religiosos, ginásios, estádios, clínicas e hospitais.

Como denunciar

Caso um eleitor identifique um carro de aplicativo circulando com propaganda eleitoral, pode registrar a situação por meio de uma fotografia. Também é recomendável guardar um print da tela do aplicativo que permita identificar o veículo cadastrado.

As informações podem ser encaminhadas à Justiça Eleitoral pelo aplicativo Pardal, ferramenta destinada ao recebimento de denúncias de possíveis irregularidades durante o período eleitoral. A plataforma já está disponível para celulares e tablets desde o dia 16 de agosto.

O responsável pela propaganda irregular poderá ser notificado pela Justiça Eleitoral para retirar o material no prazo de 48 horas. Caso a determinação não seja cumprida, poderá ser aplicada uma multa.

Estadão Conteúdo

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:02, 14 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Urnas Eletrônicas prontas para uso nas eleições 2026
Etapa

Eleições 2026: TRE-PE inicia preparação de 22,6 mil urnas eletrônicas para o 2º turno

O trabalho vai até a próxima terça (20) e acontece ao mesmo tempo nos 18 polos eleitorais do estado, incluindo o Recife.

Sede do TSE
Fake

TSE determina remoção de publicação falsa sobre uso de drogas em ato pró-Lula

Nas publicações, imagens genuínas do ato são misturadas a um vídeo de uma mulher com cabelo vermelho cheirando um pó branco, supostamente cocaína, que, segundo a campanha de Lula, trata-se de uma gravação feita no Chile.

Flávio Bolsonaro e Lula
Eleições

Pesquisa Futura/Apex: Flávio Bolsonaro tem 50% e Lula, 46,6%, no segundo turno

O levantamento ouviu 2 mil eleitores brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 7 e 10 de outubro, por meio de entrevistas telefônicas assistidas por computador.

mais notícias

+

Newsletter