Pernambuco, 28 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pernambuco terá mais de 15 mil postos extras de segurança no dia das Eleições 2026; confira esquema completo

O planejamento reúne diferentes órgãos de segurança e instituições parceiras para atuação antes, durante e depois da votação.

Romildo Lacerda

28 de setembro de 2026 às 17:17   - Atualizado às 17:18

Reunião de alinhamento de segurança para as eleições 2026 em Pernambuco

Reunião de alinhamento de segurança para as eleições 2026 em Pernambuco Foto: Divulgação/SDS

Uma operação integrada vai reforçar a segurança em Pernambuco durante as Eleições 2026. No dia da votação, marcado para 4 de outubro, serão empregados 15.066 postos extraordinários de trabalho em todo o Estado, incluindo os 184 municípios e o arquipélago de Fernando de Noronha.

Ao longo de toda a operação, prevista entre os dias 1º e 5 de outubro, o planejamento contará com 32.799 postos de trabalho e investimento adicional de R$ 5.903.820.

A estrutura foi apresentada pela Secretaria de Defesa Social (SDS) durante coletiva realizada nesta segunda-feira (28). O planejamento reúne diferentes órgãos de segurança e instituições parceiras para atuação antes, durante e depois da votação.

Efetivo das forças de segurança

Do total previsto para a operação, 29.267 postos serão ocupados pela Polícia Militar, enquanto a Polícia Civil terá 2.800. O Corpo de Bombeiros contará com 308 postos, a Polícia Científica com 40, a Defesa Civil com 62, a Corregedoria com 132 e outros setores da SDS com 190.

Segundo o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, 42 drones serão distribuídos estrategicamente pelo Estado para auxiliar no acompanhamento das ocorrências e das denúncias recebidas durante o pleito.

Veja Também

A operação também terá participação integrada do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin), entre outras instituições.

Monitoramento em quatro cidades

O acompanhamento das ações será realizado pelos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC) instalados no Recife, Caruaru, Serra Talhada e Petrolina. As estruturas receberão imagens transmitidas pelos drones utilizados durante a operação.

O Grupamento Tático Aéreo (GTA) também participará do esquema. A partir de bases localizadas no Recife, Caruaru e Serra Talhada, helicópteros realizarão sobrevoos na Região Metropolitana, Zona da Mata, Agreste e Sertão para apoiar as equipes em solo.

A diretora-geral do TRE-PE, Bruna Barreto Campelo, destacou que a atuação conjunta começa antes do dia da votação e envolve desde a proteção de servidores até o planejamento de segurança e as investigações de possíveis crimes eleitorais. O TRE-PE também informou que haverá reforço de policiamento em áreas consideradas de maior criticidade e vulnerabilidade.

Atendimento será mantido em todo o Estado

A Polícia Militar ficará responsável pelo reforço do policiamento ostensivo nas proximidades dos locais de votação e dos cartórios eleitorais. A Polícia Civil manterá equipes de plantão nos 184 municípios durante o sábado (3) e o domingo (4), com atendimento de ocorrências relacionadas ao processo eleitoral.

No Recife, funcionarão cinco delegacias seccionais, além da Central de Plantões (Ceplanc). O Corpo de Bombeiros atuará em ocorrências de atendimento pré-hospitalar, combate a incêndios, salvamentos terrestre e aquático e transporte de pessoas com deficiência previamente cadastradas junto à Justiça Eleitoral.

A Polícia Científica reforçará os serviços do Instituto de Criminalística (IC), do Instituto de Medicina Legal (IML) e dos Centros Integrados de Comando e Controle, além das unidades regionais.

Canal para denúncias

A Polícia Federal também orienta os eleitores a comunicarem possíveis crimes eleitorais. Segundo a superintendente da PF em Pernambuco, Adriana Vasconcelos, o canal “Comunica PF” permitirá o envio de informações diretamente ao sistema policial eletrônico, agilizando o recebimento das denúncias e o encaminhamento das diligências.

A Defesa Civil estará presente nos centros de comando do Recife, Caruaru e Serra Talhada, com atuação integrada em todo o território pernambucano.

Já a Corregedoria da SDS realizará fiscalizações e diligências durante o pleito, enquanto profissionais da Ouvidoria também permanecerão mobilizados.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:07, 28 Set

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Última noite do Igarafest tem programação religiosa.
Aniversário

Igarafest: programação religiosa marca noite de encerramento nesta segunda (28)

Valesca Mayssa e William Sanfona estão entre as quatro atrações, nas comemorações pelos 491 anos de Igarassu.

Governadora Raquel Lyra recebe representantes de clubes pernambucanos
Alinhamento

Governo do Estado anuncia ações de apoio aos clubes Pernambucanos após proibição das bets

Durante o encontro, a governadora Raquel Lyra anunciou a criação imediata de um grupo de trabalho para estruturar ações emergenciais e parcerias de longo prazo e se comprometeu a estudar medidas para oferecer suporte financeiro aos clubes.

Pai de ex-prefeito de Bom Jardim é encontrado após sequestro
Alívio

Pai de Janjão, ex-prefeito de Bom Jardim, é sequestrado e horas depois encontrado no Grande Recife; vítima está bem

Ele estava acompanhado da companheira quando criminosos invadiram a residência onde o casal se encontrava e levaram as vítimas.

mais notícias

+

Newsletter