Pernambuco, 18 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Ivan Moraes (PSOL) aciona Justiça Eleitoral para garantir presença em debate na TV Nova; assista vídeo

Campanha do candidato ao Governo de Pernambuco alega que emissora fere a Lei Federal nº 9.504/1997, que regulamenta as regras do processo eleitoral.

08 de setembro de 2026 às 08:41   - Atualizado às 08:53

Ivan Moraes, candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSOL

Ivan Moraes, candidato ao Governo de Pernambuco pelo PSOL Foto: Reprodução /Redes Sociais

O candidato ao Governo de Pernambuco pela Coligação Frente Pernambuco de Luta (Federação PSOL/REDE e PCB), Ivan Moraes (PSOL), ingressou com uma ação na Justiça Eleitoral de Pernambuco para assegurar seu direito à participação no debate eleitoral promovido pela TV Nova Nordeste, marcado para a próxima sexta-feira (11). A emissora convidou apenas os candidatos João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD). Assista vídeo abaixo.

"É a segunda vez que preciso defender a nossa candidatura, contra investidas antidemocráticas. A Lei Eleitoral não deixa qualquer dúvida em seu artigo 46. Qual é a dificuldade de a gente conversar sobre Pernambuco? Não há qualquer saída legal que não seja me chamar. Eu tô pronto pra debater", disse Ivan.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Lei eleitoral

A campanha de Ivan alega que a legislação determina que, em caso de promoção de debates eleitorais por emissoras de rádio e TV, é obrigatoriamente "assegurada a participação de candidatos dos partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares". Considerando que a Federação PSOL/REDE tem 16 parlamentares no Congresso Nacional, as emissoras que realizarem debates entre candidatos teriam a obrigação de atender a esse critério.

Em resposta oficial, a TV Nova instituiu em adotar um critério baseado em pesquisas de intenção de voto, exigindo mais de 5% no Datafolha. A candidatura de Ivan ressalta que o critério de pontuação em pesquisas é válido para balizar a participação em entrevistas e sabatinas, mas não vale para debates em que há confronto de ideias entre duas ou mais candidaturas.  

Entendendo que essa é uma postura antidemocrática e excludente, a candidatura de Ivan decidiu pela judicialização do caso, por meio da representação de número 0601908-55.2026.6.17.0000, com pedido de liminar.

Veja Também

Em sua defesa, a campanha afirma que como veículo que opera mediante concessão pública, a TV Nova Nordeste não possui a prerrogativa de atropelar a legislação federal, de se sobrepor ao interesse público e nem de tentar criar novas regras para interpretação da lei ou exceções que favoreçam os grupos políticos hegemônicos. A candidatura de Ivan Moraes entende que essa atitude é uma tentativa de silenciamento, pois não existe "critério editorial" que possa passar por cima do direito eleitoral e do pluralismo democrático, especialmente num pleito marcado por um gritante desequilíbrio econômico como este.

A Frente Pernambuco de Lutas reafirma que não aceitará passivamente qualquer tentativa de exclusão ou limitação dos espaços de debate político. A democracia exige o cumprimento da lei e o respeito ao direito do eleitor de conhecer todas as propostas para o Estado.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:45, 18 Out

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Uso de biometria para votação em urna eletrônica no Brasil
Eleições

Eleitor sem biometria pode votar no segundo turno das eleições; entenda as regras

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 10,99% do eleitorado brasileiro ainda não tem biometria cadastrada por diferentes razões.

Urnas eletrônicas enviadas a Fernando de Noronha.
Serviço

Eleições 2026: TRE-PE e SDS realizam operação para envio de urnas a Fernando de Noronha

A execução do transporte aéreo ficou sob a responsabilidade do Grupamento Tático Aéreo (GTA).

Presidente Lula.
Agenda

Lula participa de ato no Vale do São Francisco com caminhada em Petrolina na terça (20)

A concentração está marcada para as 14h, na Orla II de Juazeiro, em frente ao Vapor do Vinho.

mais notícias

+

Newsletter