Pernambuco, 15 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado Kim Kataguiri propõe plebiscito para pena de morte e prisão perpétua no Brasil

Mendonça Filho é o único parlamentar pernambucano que assinou o projeto, que já conta com 45 assinaturas.

Jameson Ramos

12 de maio de 2025 às 15:24   - Atualizado às 15:24

Deputado Kim Kataguiri.

Deputado Kim Kataguiri. Foto: divulgação

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) está propondo um plebiscito para convocar uma nova Constituição e deliberar sobre a implementação da pena de morte e prisão perpétua no Brasil.

O projeto de lei tem como objetivo consultar a população sobre a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte. 

Para viabilizar a tramitação, Kataguiri está coletando assinaturas dos colegas deputados e atualmente conta com 45 apoios. São necessárias 171 assinaturas. O deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) é o único parlamentar pernambucano que assinou o projeto.

“Faltam 126 assinaturas para que possamos mudar esta constituição remendada e falida de uma vez por todas neste país. Leis brandas incentivam o comportamento criminoso. Pena de morte e prisão perpétua por júri popular será um basta nesta situação onde os cidadãos honestos se trancam em casa enquanto os bandidos andam impunes e com sorriso de deboche”, disse Kim Kataguiri.

O plebiscito seria realizado em conjunto com o primeiro turno das eleições presidenciais de 2026 e incluiria três perguntas:

Veja Também

  • O eleitor é a favor da convocação de uma nova Constituinte?
  • O eleitor concorda com a inclusão da pena de morte?
  • O eleitor apoia a adoção de penas de caráter perpétuo para crimes graves — desde que a Constituinte seja instalada?

“Mais de 80% dos criminosos dizem que não cometeriam crimes se essas penas existissem. Defendo que a população seja ouvida por meio de um plebiscito sobre a convocação de uma nova Constituinte que permita debater esse tema. O Brasil precisa de instituições que funcionem, e isso começa com coragem para enfrentar os tabus”, alega Kataguiri.

Se aprovado em plebiscito, o novo Congresso eleito em 2026 atuaria como Assembleia Nacional Constituinte de forma unicameral, com início em março de 2027 e prazo de encerramento até julho de 2030.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:55, 15 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Iniciativa

Lula sanciona lei do Move Brasil que terá R$ 30 bilhões para crédito de veículos

O programa viabiliza o financiamento de carros e motos, voltados para taxistas, motoristas de aplicativo, entregadores e motoapps e passa a ser permanente.

Mulher segurando o cartão do Bolsa Família.
Julgamento

Bolsa Família: STF vai discutir se Governo Federal pode limitar ingresso de beneficiários que moram sozinhos

A restrição foi estabelecida inicialmente pela Portaria 911/2023 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Vorcaro trocou mensagens com Alexandre de Moraes no dia em que foi preso.
Resolução

STF define rito de sessão que vai analisar conversas de Moraes e Vorcaro nesta terça (15); veja detalhes

A Corte confirmou que o julgamento da Corte terá transmissão ao vivo pela TV Justiça e pela internet. 

mais notícias

+

Newsletter