Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Deputado do PL é condenado a pagar indenização por chamar Gleisi Hoffmann de "amante"

A justiça entendeu que o termo foi afonsivo e expôs a ministra ao "constrangimento social extremo".

Everthon Santos

30 de março de 2025 às 11:59   - Atualizado às 12:04

Deputado é condenado a pagar indenização a Gleisi Hoffmann.

Deputado é condenado a pagar indenização a Gleisi Hoffmann. Foto: Jose Cruz/Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) determinou que o deputado estadual do Paraná, Ricardo Arruda (PL), faça uma retratação pública e pague R$ 7 mil de indenização por danos morais à ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, e ao Partido dos Trabalhadores (PT). A decisão foi publicada na última quinta-feira, 27 de março, e ainda cabe recurso.

O caso envolve um comentário feito pelo parlamentar em outubro de 2024, quando ele reagiu a um vídeo da ministra. Na gravação, o deputado se referiu a Gleisi como "a tal da amante" e sugeriu que ela estava "esbravejando porque ouviu a verdade".

Arruda também afirmou que, após a vitória de Lula em 2022, “todos os presos e presídios do Brasil comemoraram a eleição” e comparou a situação ao então candidato Guilherme Boulos (PSOL).

A decisão judicial aponta que as falas do deputado foram ofensivas e expuseram tanto Gleisi Hoffmann quanto o PT a "constrangimento social extremo". O texto destaca que o parlamentar tem mais de 267 mil seguidores nas redes sociais, o que ampliou o alcance e a repercussão das declarações.

A defesa da ministra argumentou que o termo "amante" possuía "cunho sexual pejorativo" e que a intenção do deputado foi desqualificar a imagem de Gleisi. Os advogados do PT, por sua vez, acionaram a Justiça por entenderem que a legenda foi associada ao crime organizado "sem qualquer base factual".

Veja Também

O juiz responsável pelo caso concluiu que as falas de Arruda ultrapassaram os limites da liberdade de expressão, atingindo a honra dos envolvidos. Assim, além da indenização, a sentença obriga o parlamentar a fazer uma retratação pública reconhecendo que as afirmações divulgadas eram falsas.

O deputado se defendeu alegando que sua manifestação foi uma crítica política e não teve caráter ofensivo. Segundo ele, o termo "a tal amante" foi usado em tom de ironia e sem a intenção de atacar Gleisi Hoffmann. Arruda também negou ter espalhado informações falsas e reafirmou sua visão de que o crime organizado no Brasil possui afinidade com o PT.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

18:55, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter