Pernambuco, 14 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Nikolas Ferreira detalha e expõe conversas entre Moraes com Vorcaro; veja vídeo

O deputado expôs sua interpretação sobre o caso ao tratar das mensagens atribuídas ao empresário e ao ministro do STF.

Redação

06 de março de 2026 às 11:04   - Atualizado às 11:06

Nikolas Ferreira detalha e expõe conversas entre Moraes com Vorcaro.

Nikolas Ferreira detalha e expõe conversas entre Moraes com Vorcaro. Foto: Divulgação

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) comentou publicamente as mensagens atribuídas ao banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, trocadas com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes. O parlamentar apresentou sua avaliação após a divulgação de novos trechos das conversas em reportagem publicada na madrugada desta sexta-feira, 6 de março.

A informação apareceu em matéria publicada no blog da jornalista Malu Gaspar, no jornal O Globo. A reportagem trouxe imagens de mensagens que teriam sido enviadas pelo banqueiro ao ministro no dia 17 de novembro de 2025.

Segundo o material divulgado, as mensagens teriam sido trocadas poucas horas antes da primeira prisão de Vorcaro. A Polícia Federal realizou a detenção do executivo naquela mesma noite, quando ele tentava embarcar para Dubai no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

De acordo com a reportagem, dados extraídos do celular do empresário indicam que ele conversou com o ministro ao longo de todo aquele dia. As mensagens apontam relatos sobre negociações relacionadas à venda do Banco Master e também indicam menções a um inquérito que tramitava de forma sigilosa na Justiça Federal de Brasília.

Veja Também

A reportagem afirma que os arquivos analisados incluem imagens que mostram textos escritos previamente pelo próprio banqueiro. Segundo a investigação, Vorcaro utilizava um método específico para enviar conteúdos considerados sensíveis.

Nesse procedimento, o empresário escrevia a mensagem em um bloco de anotações do celular. Em seguida, ele capturava uma imagem da tela com o texto e enviava o arquivo como foto por meio do aplicativo WhatsApp.

O envio ocorria no formato de visualização única. Esse recurso impede que a mensagem permaneça registrada de forma permanente na conversa. Dessa maneira, o sistema não cria histórico acessível posteriormente dentro do aplicativo.

A documentação entregue pela Polícia Federal à CPI do INSS inclui sete imagens desse tipo registradas no dia 17 de novembro de 2025. Essa data corresponde ao dia em que o empresário foi preso pela primeira vez.

Segundo as informações divulgadas, a prisão ocorreu por volta das 22 horas. O banqueiro tentava embarcar em um voo internacional no Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino a Dubai.

Entre os arquivos analisados pelos investigadores aparece um rascunho de texto que posteriormente foi publicado por um site. A reportagem afirma que esse portal teria recebido pagamento para divulgar conteúdos de interesse do banqueiro. O jornal O Estado de S. Paulo também mencionou essa situação em apuração anterior.

Além desse material, os investigadores identificaram prints de mensagens que teriam sido enviados ao longo do mesmo dia da prisão. As imagens mostram conteúdos que teriam sido compartilhados horas antes da ação da Polícia Federal.

Após a divulgação da reportagem, o deputado Nikolas Ferreira apresentou publicamente as imagens das conversas e comentou o conteúdo divulgado. O parlamentar expôs sua interpretação sobre o caso ao tratar das mensagens atribuídas ao empresário e ao ministro do Supremo Tribunal Federal.

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:38, 14 Abr

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Eduardo e Lula da Fonte se reúnem com bancada da União Progressista para alinhar atuação na Alepe
Encontro

Eduardo e Lula da Fonte se reúnem com bancada da União Progressista para alinhar atuação na Alepe

A bancada estadual discutiu a reorganização estratégica nas comissões, com foco em fortalecer a presença da federação e ampliar a participação nos debates de interesse do estado.

Trump publica imagem de IA vestido como Jesus, apaga após críticas e justifica: "era eu como médico"
Polêmica

Trump publica imagem de IA vestido como Jesus, apaga após críticas e justifica: "era eu como médico"

A montagem foi compartilhada na plataforma Truth Social e rapidamente provocou críticas de diferentes setores, incluindo aliados do republicano.

Servidora Ana Cristina Viana Silveira.
Mudanças

INSS tem nova presidente e Ana Cristina Silveira assume com foco em reduzir fila de benefícios

Graduada em direito, a servidora ingressou no INSS em 2003 como Analista do Seguro Social. Atualmente, ocupava o cargo de secretária executiva adjunta do MPS.

mais notícias

+

Newsletter