Representantes dos Três Poderes. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Divulgação
De acordo com a pesquisa Datafolha, 58% dos brasileiros têm vergonha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 30% declaram ter orgulho da Corte suprema. Os dados foram divulgados na sexta-feira, 27 de junho.
O Datafolha perguntou ainda às pessoas se elas tinham "mais orgulho do que vergonha, ou mais vergonha do que orgulho" de outras instituições, grupos e pessoas.
A pesquisa revela que 56% dos entrevistados também declararam ter vergonha do presidente Lula, 58% dos deputados e 59% dos senadores. Eles representam, respectivamente, os Poderes Executivo e Legislativo.
O Datafolha entrevistou 2.004 pessoas em 136 municípios em 10 e 11 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Se as eleições fossem hoje, o presidente Lula (PT) perderia a disputa contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com uma diferença de 11,6 pontos percentuais entre o republicano e o petista. É o que mostra os dados do Instituto Futura Inteligência, divulgados na sexta-feira, 27 de junho.
De acordo com o levantamento, em um eventual segundo turno, Tarcísio teria 46,5% das intenções de voto, contra 34,9% de Lula. Essa é a primeira vez que o governador paulista fica à frente de Lula longe da margem de erro.
Brancos e nulos somam 15,8%, enquanto os indecisos são 2,8%.
Mesmo inelegível, quem tem um melhor desempenho contra o líder petista ainda é o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a Futura Inteligência, o liberal aparece com 50% das intenções de voto, contra 37,4% para Lula - uma diferença de 12,6 pontos percentuais.
Neste cenário, brancos ou nulos chegam a 11,4%.
Inelegível
No entanto, o ex-presidente não poderá disputar as eleições de 2026, por estar inelegível até 2030, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral. Bolsonaro foi acusado de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação durante reunião realizada no Palácio da Alvorada com embaixadores estrangeiros.
O instituto ouviu 2.000 brasileiros entre os dias 12 e 13 de junho. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.
3
17:22, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".
mais notícias
+