Pernambuco, 14 de Setembro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Pesquisa Datafolha: 57% dos brasileiros são a favor da reeleição

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Everthon Santos

22 de junho de 2025 às 09:00   - Atualizado às 09:00

Urna eletrônica.

Urna eletrônica. Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE

Pesquisa Datafolha mostra que 57% dos brasileiros são a favor de permitir que presidentes, governadores e prefeitos disputem a reeleição, enquanto 41% são contrários à possibilidade. Os outros 2% disseram não saber responder.

O resultado vai na contramão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que pretende acabar com a reeleição no Executivo e unificar a duração dos mandatos e as datas das eleições. O texto, que foi aprovado em maio pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (PEC 12/2022), agora está em tramitação no Senado.

O levantamento Datafolha indica, contudo, que 59% da população apoia a ampliação de todos os mandatos eletivos de quatro para cinco anos, conforme prevê a PEC. Já 37% são contrários. O restante se diz indiferente ou que não sabe responder.

Caso a PEC em questão seja aprovada, mudanças seriam feitas de forma gradual e não afetariam as eleições de 2026.

A pesquisa Datafolha mostra maior apoio à reeleição presidencial entre os jovens de 16 a 24 anos, os menos escolarizados e os mais pobres. O índice também é superior entre os eleitores que aprovam o atual governo Luiz Inácio Lula da Silva (74%) e os mais identificados com o PT (71%), em comparação aos que preferem o PL (48%), partido do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Veja Também

O número não varia tanto considerando a cor ou religião dos entrevistados.

O Datafolha entrevistou presencialmente 2.004 pessoas com 16 anos ou mais nos dias 10 e 11 de junho, em 136 municípios em todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.

Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:48, 14 Set

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master
Acesso

Polícia Federal entrega a Gilmar e Zanin íntegra dos dados do celular de Vorcaro

O material foi entregue após os ministros terem enviado ofícios à PF determinando a entrega dos dados, depois de o ministro André Mendonça, relator do caso Master no Supremo, ter resistido na liberação

Deputado Cezinha de Madureira.
Investigação

Deputado Cezinha de Madureira é alvo de operação da PF por suspeitas de corrupção e lavagem de dinheiro

A terceira fase da Operação Transparência é um desdobramento da investigação iniciada em dezembro de 2025 para apurar irregularidades na destinação de emendas parlamentares.

Presidente Lula e Flávio Bolsonaro.
Pesquisa

Lula e Flávio Bolsonaro lideram rejeição com 55% cada, aponta Quaest

A rejeição do petista oscilou de 53% para 55% em relação ao levantamento da semana passada, dentro da margem de erro de dois pontos porcentuais. Já o senador manteve os 55% registrados.

mais notícias

+

Newsletter