A pesquisa aponta que 35% se declaram petistas, mesmo percentual de quem se entende como bolsonarista. O Datafolha entrevistou 2.004 brasileiros entre os dias 10 e 11 de junho.
Ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente Lula. Foto: Montagem Portal de Prefeitura/Getty Imagens/Ricardo Stuckert
A pesquisa Datafolha, divulgada nesta quarta-feira, 18 de junho, aponta que o número de brasileiros que se consideram petistas chegou ao mesmo percentual de quem se declara bolsonarista.
De acordo com o levantamento, 35% das pessoas entrevistadas pelo Datafolha se declaram adeptos ao Partido dos Trabalhadores, liderado pelo presidente Lula. O índice, no entanto, recuou em comparação à última pesquisa, quando 39% se consideravam petistas.
Já os brasileiros que se identificam com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cresceu dois pontos percentuais, chegando a 35% - mesmo índice dos petistas.
Com isso, o número de brasileiros que se identificam como "bolsonaristas" chega ao maior número da série histórica, em dezembro de 2022.
De acordo com o Estadão, para qualificar um eleitor como bolsonarista ou petista, o Datafolha pede que o entrevistado se encaixe em uma escala de 1 a 5, na qual o 1 representa a simpatia ao ex-presidente Jair Bolsonaro e o 5, ao Partido dos Trabalhadores. Os que se definem nas escalas de 1 a 2 são bolsonaristas, enquanto os que afirmam ser 4 ou 5 são petistas.
O entrevistado que se identifica com a escala 3 é considerado “neutro”. São 20% os que se definem como neutros em um espectro entre Bolsonaro e Lula, enquanto mais 7% não se identificam com nenhum dos dois.
O Datafolha entrevistou 2.004 brasileiros entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais.
A percepção de que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará às urnas como candidato à reeleição em 2026 se consolidou entre os eleitores, segundo pesquisa do Datafolha.
O levantamento mostra que 66% acreditam na candidatura, sendo que 42% afirmam ter certeza disso, e 24% apontam a chance como provável.
O total representa um avanço de quatro pontos porcentuais em relação ao levantamento anterior, realizado no início de abril.
Nesta nova rodada, o instituto ouviu presencialmente 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 136 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos.
1
2
3
12:32, 16 Jul
28
°c
Fonte: OpenWeather
O anúncio contou com a presença do deputado federal e presidente do PP-PE, Eduardo da Fonte, de Lula da Fonte, segundo-secretário da Câmara dos Deputados, e do prefeito de Moreno, Edmilson Cupertino.
"Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes!"
A declaração ocorreu durante uma entrevista ao portal Poder360, em que o ex-presidente comentou a recente decisão do governo do americano de aplicar uma tarifa de 50% sobre produtos importados do Brasil.
mais notícias
+