Câmara dos Deputados Foto: Luis Macedo
Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira, 17, mostra que 76% dos brasileiros são contra o aumento no número de cadeiras na Câmara dos Deputados.
O projeto que altera a composição na Casa, passando de 513 para 531 deputados, já foi aprovado na Câmara e pode ser analisado pelo Senado nesta semana.
Outros 20% são favoráveis ao aumento de deputados. Ao mesmo tempo, 2% afirmaram não saber opinar sobre o tema e 1% dos participantes se classificou como indiferente sobre o projeto.
A pesquisa realizada entrevistou 2.004 pessoas com 16 anos ou mais entre os dias 10 e 11 de junho. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para cima ou para baixo.
O Projeto de Lei Complementar n.º 177/2023 propõe o aumento no número de deputados para "garantir a proporcionalidade populacional".
A nova composição da Câmara foi calculada usando como base os dados do IBGE. Caso seja aprovado, o projeto estabelece que o Brasil terá 531 a partir da eleição de 2026.
A determinação para atualizar o número de membros na Casa é do Supremo Tribunal Federal (STF), que indicou a redistribuição das cadeiras de acordo com as populações atuais dos Estados. O número de deputados não era atualizado desde 1993.
O projeto que já foi aprovado na Câmara, no entanto, aumentou o número de cadeiras na Casa. Os Estados que tiveram diminuição da população, conforme o Censo, não perderam vagas.
No dia 6 de maio, os deputados votaram a favor da mudança, sendo que 270 se posicionaram à favor e 207 contra.
Confira os Estados que terão alteração:
Estadão Conteúdo
3
4
18:58, 09 Jul
25
°c
Fonte: OpenWeather
A reação de Janja à pergunta da imprensa ocorreu quando Lula estava se despedindo do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, no salão do Palácio do Itamaraty.
O presidente americano comunicou a decisão em uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O cantor que hoje é reconhecido como um dos maiores fenômenos da música atual começou sua trajetória trabalhando como garçom
mais notícias
+