Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Comando Vermelho ordenou trégua dos crimes no Rio de Janeiro durante G20, revela PF

Os criminosos apontaram que foram procurados por autoridades cariocas para que a criminalidade desse "uma pausa" no estado durante o encontro das lideranças mundiais.

Jameson Ramos

19 de maio de 2025 às 12:45   - Atualizado às 12:45

Encontro das lideranças do G20.

Encontro das lideranças do G20. Foto: Montagem Portal/Divulgação/Reprodução

Investigações da Polícia Federal, divulgadas pelo O GLOBO, confirmam que a cúpula do Comando Vermelho (CV) determinou que a facção "segurasse sete dias sem guerras e roubos" por conta de uma reunião do G20, encontro de líderes mundiais que foi realizado no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de novembro de 2024.

A ordem foi descoberta pela Polícia Federal em mensagens do traficante Arnaldo da Silva Dias, o Naldinho, interceptadas com autorização da Justiça. Naldinho está preso na Penitenciária Gabriel Ferreira Castilho (Bangu 3), no Complexo de Gericinó. Ele integra o Conselho Permanente do CV — órgão formado por uma dezena de chefes do tráfico preso em Bangu, que tem a palavra final sobre decisões do grupo no Rio — e, segundo a PF, atua como uma espécie de relações-públicas da facção.

No comunicado enviado a um comparsa, o criminoso ainda escreveu que “um representante das autoridades no Rio” havia procurado um membro da facção para pedir o período de trégua. A investigação da PF, no entanto, não apontou a autoridade competente no texto.

“Boa tarde a todos os meus irmãos. Hoje, um representante das autoridades no Rio encontrou o irmão que é sintonia e pediu para nós segurarmos sete dias sem guerras e roubos devido ao G20 (são representantes de 20 diferentes). Para evitar isolamentos de irmãos que venham a ter ligação com determinada área. Todos estamos de acordo em segurar esses sete dias até porque se veio no diálogo, eles encontraram um respeito por nós países (sic)”, escreveu Naldinho no “salve” (comunicado aos membros da facção) enviado no dia 22 de fevereiro e obtido com exclusividade pelo GLOBO.

No mesmo dia, ministros das Relações Exteriores de todos os países do G20 se reuniram em Marina da Glória para as primeiras reuniões ministeriais do grupo que estava sob a presidência do Brasil.

Da redação do Portal com informações do O GLOBO

Veja Também

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

22:12, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Viviane Barci de Moraes e Alexandre de Moraes.
Parecer

Caso Master: PF prepara relatório sobre menções a Moraes no celular de Vorcaro, revela jornal

Segundo a reportagem, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, comunicou a Fachin que conversas extraídas do celular de Vorcaro, controlador do Banco Master, trazem referências frequentes ao ministro.

Lula será enrendo de carnaval.
Carnaval

Dois atores recusam convite para interpretar Lula em desfile da Acadêmicos de Niterói

A apresentação acontecerá na Marquês de Sapucaí e terá como tema a trajetória pessoal e política do chefe do Executivo.

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

mais notícias

+

Newsletter