Pernambuco, 24 de Junho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Polícia Federal prende Tuta, substituto de Marcola no comando do PCC

Foragido internacional desde 2020, Marcos Roberto é condenado a 12 anos de prisão no Brasil por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Isabella Lopes

17 de maio de 2025 às 16:31   - Atualizado às 16:32

Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, substituo de Marcola.

Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, substituo de Marcola. Foto: Reprodução

A Polícia Federal, em cooperação com agentes da Fuerza Especial de Lucha contra el Crimen (FELCC) da Bolívia e a Interpol, prendeu Marcos Roberto de Almeida, conhecido como Tuta, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, na sexta-feira, 16 de maio. 

O brasileiro foi identificado como um dos principais articuladores de um esquema internacional de lavagem de dinheiro vinculado à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). Além disso, ele consta na Lista de Difusão Vermelha da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal).

Foragido internacional desde 2020, Tuta é condenado a 12 anos de prisão no Brasil por crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e tráfico de drogas.

Captura

De acordo com a Polícia Federal, a prisão ocorreu após Marcos Roberto comparecer a uma unidade policial boliviana para tratar de questões migratórias, apresentando um documento falso em nome de Maicon da Silva.

A falsidade foi detectada pelas autoridades bolivianas, que acionaram a Interpol e o oficial de ligação da Polícia Federal em Santa Cruz de la Sierra. A partir da confirmação de sua verdadeira identidade, ele foi detido pela Força Especial de Luta Contra o Crime Organizado na Bolívia (FELCC).

Tuta permanece sob custódia das autoridades bolivianas.

Próximos passos

Neste domingo, está prevista a realização de uma audiência judicial na Bolívia para definir se Marcos Roberto será expulso imediatamente ou responderá por uso de documento falso no país.

Se for expulso, o retorno ao Brasil pode ocorrer nos próximos dias, dependendo da logística entre os dois países.

Se for necessário um processo formal de extradição, a Polícia Federal estima que poderá levar mais tempo, pois dependerá do trâmite na justiça boliviana.

Agência Brasil 

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

12:56, 24 Jun

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Quem é o principal responsável pela fraude dos aposentados do INSS?

Notícias Relacionadas

Polícia Federal.
Mudança

PF vai assumir atribuições relacionadas a CACs a partir de 1º de julho

A transição das competências, anteriormente sob responsabilidade do Comando do Exército, será realizada de forma escalonada pelas superintendências regionais.

Ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes.
Equívoco

"Abin Paralela" espionou Alexandre de Moraes "errado", diz PF; entenda

A conclusão consta no relatório final das investigações do caso de espionagem ilegal, no qual a Polícia Federal indiciou cerca de 30 investigados, entre eles, Carlos Bolsonaro.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, durante Cerimônia de Retomada das Obras da Refinaria Abreu e Lima. Foto: Ricardo Stuckert/PR
Pernambuco

Petrobras investe R$ 4,9 bilhões na ampliação da Refinaria Abreu e Lima, alvo da Lava-Jato

Obras serão concluídas até 2029 e dobrarão capacidade de processamento da Refinaria Abreu e Lima em Pernambuco, mesmo após escândalos de corrupção.

mais notícias

+

Newsletter