Pernambuco, 12 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Câmara quer convocar Lewandowski para explicar motivo por qual não considerou PCC como terrorista

Segundo um deputado, o Brasil não pode ignorar os riscos que a atividade da facção representa, especialmente para os países vizinhos.

Everthon Santos

12 de maio de 2025 às 14:22   - Atualizado às 14:22

 Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski Foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu não atender a um pedido formal dos Estados Unidos que solicitava a classificação de facções criminosas brasileiras como o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV) como organizações terroristas. A decisão provocou forte reação de parlamentares no Congresso Nacional, especialmente da oposição.

O deputado Filipe Barros (PL-PR), que preside a Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Creden), anunciou que vai cobrar explicações do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

O parlamentar considera a recusa do governo Lula desproporcional e desrespeitosa diante dos alertas de segurança emitidos por órgãos como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que já identificaram a presença internacional das facções.

Filipe Barros afirmou que a comissão já prepara um pacote de ações para combater a atuação global das organizações criminosas brasileiras.

Segundo o deputado, o Brasil não pode ignorar os riscos que a atividade dessas facções representa, especialmente para os países vizinhos.

O parlamentar ressaltou que a presença do PCC e do Comando Vermelho em outros países da América do Sul já provocou tensões diplomáticas e pode prejudicar parcerias estratégicas na área de segurança.

A Comissão de Relações Exteriores aprovou, na última quarta-feira, 7 de maio, as convocações de Ricardo Lewandowski e do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos ao Congresso.

No caso de Lewandowski, o principal motivo da convocação estava relacionado ao asilo concedido à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia.

A ex-primeira-dama solicitou proteção ao governo brasileiro diante de acusações judiciais em seu país. O Ministério da Justiça concedeu o pedido, gerando críticas de setores conservadores do Parlamento.

Já Mauro Vieira deverá explicar a postura do governo brasileiro diante da crise humanitária que afetou opositores do regime de Nicolás Maduro, na Venezuela.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

02:00, 12 Jul

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Raquel Lyra (PSD), governadora de Pernambuco
Família

Denunciante que travou publicidade da gestão Raquel Lyra é primo legítimo de vice-presidente do TCE

Além disso, o advogado Pedro Queiroz Neves, foi nomeado em fevereiro deste ano como assessor, com cargo de confiança, no gabinete do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB), vice-líder da oposição na Alepe.

Ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente Lula.
Futuro

Brasil falha em meta de alfabetização e ainda tem 4 em cada 10 crianças sem saber ler aos 8 anos

Apesar de avanço em 2024, país não alcança objetivo do MEC e escancara desigualdade educacional entre estados.

Lula da Fonte.
Solicitação

Lula da Fonte cobra Ministério da Saúde por medicamento de R$ 16 milhões para doença rara

O deputado federal Lula da Fonte quer entender por que muitas crianças ainda não receberam o medicamento.

mais notícias

+

Newsletter