Pernambuco, 25 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Projeto quer proibir uso de imagens desrespeitosas à fé cristã em desfiles de escola de samba

Dentre as penas sugeridas, está a suspensão das atividades de agremiações responsáveis pelo evento por um período de até 36 meses.

Ricardo Lélis

12 de janeiro de 2026 às 17:55   - Atualizado às 17:55

Desfile de escola de samba representando o Diabo e Jesus.

Desfile de escola de samba representando o Diabo e Jesus. (Foto: Reprodução/ TV Globo)

O Projeto de Lei 830/25 proíbe a veiculação de imagens sacras e satânicas, símbolos sagrados e representações desrespeitosas à fé cristã, católica ou evangélica em desfiles de escolas de samba e em eventos carnavalescos no Brasil.

Apresentado pelo deputado Pastor Gil (PL-MA), o texto considera representações desrespeitosas quaisquer formas de expressão artística que ofendam ou ridicularizem as crenças, rituais ou valores das tradições cristãs, católicas ou evangélicas.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. 

“A crescente presença de elementos profanos e desrespeitosos em desfiles de escolas de samba tem gerado uma profunda preocupação entre os fiéis e a sociedade em geral”, disse o parlamentar.

“O Carnaval, que deveria ser um momento de celebração e união, tem se tornado palco para a afronta a valores sagrados e à espiritualidade de milhões de brasileiros”, acrescentou. 

Veja Também

Punição

De acordo com o projeto, a violação da norma terá as seguintes penalidades:

  • advertência formal na primeira infração;
  • multa no valor de 300 salários mínimos em caso de reincidência;
  • suspensão das atividades das escolas de samba ou organizações responsáveis pelo evento por um período de até 36 meses em caso de infrações repetidas. 

Fiscalização

A fiscalização ficará a cargo das prefeituras e governos estaduais, secretarias responsáveis pela cultura e eventos públicos, além do Ministério Público.

Os órgãos competentes deverão criar canais para denúncias anônimas sobre as infrações.

Próximos passos

A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Agência Câmara de Notícias

Polêmica

O ator José Loreto se envolveu em polêmica no carnaval do Rio de Janeiro de 2025. O artista esteve no papel de diabo durante o desfile da escola Unidos de Vila Isabel, onde apresentou o enredo “Quanto Mais Eu Rezo, Mais Assombração Me Aparece”.  Na época,  Loreto relatou que a mãe, que é católica, não gostou muito da ideia.

Por conta disso, o ator quase perdeu o papel de Jesus na Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que ocorreu mais de um mês depois do desfile.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:29, 25 Mar

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bicicletas e Motos Elétricas
Cautelar

TCE-PE abre processo para apurar compra de veículos elétricos pela Prefeitura do Recife

Tribunal de Contas investiga aquisição de motos e bicicletas elétricas pela Prefeitura do Recife, segundo informações do Blog de Manoel Medeiros.

Merenda escolar para professores
Educação

CCJ aprova projeto que garante alimentação escolar a professores e servidores

Projeto aprovado pela CCJ garante que professores e profissionais da educação recebam as refeições servidas aos alunos no período letivo.

CNH
Proposta

CNH aos 16 anos: Câmara inicia debates sobre redução da idade mínima para primeira habilitação

O cronograma aprovado prevê a realização de outras audiências públicas, com a participação de especialistas, órgãos de trânsito e sociedade civil.

mais notícias

+

Newsletter