Lula da Fonte. Foto: Divulgação
A partir desta segunda-feira, 12 de maio, o deputado federal Lula da Fonte (PP/UP), de apenas 24 anos, faz história ao assumir interinamente a presidência da Câmara dos Deputados. O atual segundo-secretário da Casa torna-se o parlamentar mais jovem a ocupar o cargo em toda a história do Parlamento brasileiro. A interinidade ocorre em virtude da viagem internacional do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que participa de fórum em Nova York, nos Estados Unidos.
“A Câmara dos Deputados é a casa do povo brasileiro e minha prioridade é garantir o bom andamento da casa, respeitando o diálogo, a transparência e a responsabilidade com o país. Assumo essa missão com muita seriedade e compromisso com a democracia. Agradeço ao presidente Hugo Motta pela confiança e a todo povo pernambucano que me fez chegar até aqui. Podem ter a certeza que irei garantir os princípios constitucionais de respeito aos poderes.” disse o parlamentar.
Durante a ausência de Hugo Motta, o deputado pernambucano será responsável por conduzir e representar institucionalmente a Câmara dos Deputados. Em seu primeiro mandato na Casa, Lula da Fonte já se consolidou como uma liderança ativa e respeitada, desempenhando um papel de destaque na segunda-secretaria e contribuindo com responsabilidade para o funcionamento da Casa.
O deputado foi eleito com o voto de 437 deputados para segunda-secretaria, o que constata sua influência e seu respeito entre os pares, tornando-o uma das lideranças políticas mais promissoras do país.
Desde o mandato do ex-deputado e ex-presidente da Câmara, Severino Cavalcanti, a partir de fevereiro de 2005, nenhum pernambucano assumiu a presidência da Câmara dos Deputados, mesmo que interinamente, como Lula da Fonte.
O jovem deputado, ainda em seu primeiro mandato, evidencia a confiança depositada em novos nomes para garantir a estabilidade e o pleno funcionamento do Poder Legislativo.
2
21:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.
As propostas também reestruturam gratificações e criam novos tipos de licença para os funcionários das duas Casas.
Proposta em tramitação no Senado busca valorizar o magistério e prevê compensação fiscal com tributação sobre apostas esportivas.
mais notícias
+