Boulos critica bolsonaristas após tarifa de Trump. Foto: Arte/Portal de Prefeitura
O deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) usou o seu tempo na Câmara dos Deputados na noite de quarta-feira, 9 de julho, para criticar a nova tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A medida, anunciada pelo ex-presidente norte-americano Donald Trump, gerou reações no plenário e virou alvo de discursos inflamados da oposição. (Veja vídeo abaixo)
Durante sua fala, Boulos ironizou o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro a Trump e responsabilizou o ex-mandatário brasileiro pela taxação.
“Essa taxa do Trump já tem nome, se ele disse que é por causa do Bolsonaro, é a taxa Bolsonaro. Agora a máscara dos falsos patriotas caiu, são patriotas coisa nenhuma, patriotas da shopee, quem usava a bandeira do Brasil em tempo de eleição.”
O parlamentar ainda provocou aliados do ex-presidente:
“Agora vão ter que decidir se estão do lado do Trump ou do Brasil e vai tirar empregos dos trabalhadores brasileiros para levar emprego para os Estados Unidos. E agora quero saber do seu Bolsonaro, seu Tarcísio, seu Nikolas, se vão usar bonezinho do Maga de novo, se vão ser traidores da pátria novamente”, afirmou.
A fala de Boulos repercutiu no plenário e intensificou o embate entre parlamentares da esquerda e da base bolsonarista.
Veja vídeo:
O tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil acirrou os ânimos na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira, 9. No plenário, parlamentares da base governista e da oposição trocaram acusações e protagonizaram bate-bocas em torno da tarifa de 50% imposta sobre produtos brasileiros.
Um dos momentos de maior tensão ocorreu durante o discurso do deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar mineiro se envolveu em uma discussão com o deputado André Janones (Avante-MG), que acabou sendo empurrado, enquanto se ouviam gritos de "rachadinha", em alusão à suposta prática no gabinete do deputado.
"Não à rachadinha! Não à rachadinha!", entoaram deputados da oposição. Em resposta, Jandira Feghali (PCdoB-RJ) afirmou que o grupo bolsonarista representava uma "vergonha".
A taxa de 50% sobre os produtos brasileiros, impostos pelo governo Donald Trump, virou combustível no discurso de petistas contra bolsonaristas, que responsabilizam o ex-presidente e o filho dele Eduardo Bolsonaro pela medida.
Do lado oposto, a oposição coloca a culpa no Supremo Tribunal Federal e no presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo tarifaço
Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ) disse que o partido estuda formas de pedir a cassação do mandato de Eduardo, que está licenciado morando nos Estados Unidos, de onde diz mobilizar republicanos contra o que diz acreditar ser uma injustiça contra seu pai.
Trump anunciou a tarifa em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No documento, o americano informa que a taxa de 50% aos produtos brasileiros entrará em vigor a partir de 1º de agosto.
Entre suas justificativas, Trump citou a atuação do STF que, segundo ele, "censurou" plataformas americanas que atuam no País Ele também criticou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
2
22:11, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Quando um homem agride, ameaça ou mata uma mulher, ele não age por ignorância, mas por convicção de que poderá recuperar sua liberdade em pouco tempo.
As propostas também reestruturam gratificações e criam novos tipos de licença para os funcionários das duas Casas.
Proposta em tramitação no Senado busca valorizar o magistério e prevê compensação fiscal com tributação sobre apostas esportivas.
mais notícias
+