Pernambuco, 24 de Março de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Após vitória de MILEI, Lula diz não ter que 'gostar' de outros presidentes e CHORA em evento

22 de novembro de 2023 às 15:25

Dois dias após a votação que elegeu o libertário Javier Milei, na Argentina, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na terça-feira, 21 de novembro, que há "confusões" na América do Sul.

O mandatário disse, na formatura de novos diplomatas, em Brasília, que é necessário saber conviver com adversidades, e que os presidentes dos países não precisam ser amigos.

“Não tenho que gostar do presidente da Argentina, do Chile, da Venezuela”, disse Lula.

O petista destacou que é importante cada um saber seu papel institucional e não se recusar ao diálogo.

“Estamos numa fase melhor do que a gente estava quando eu deixei a Presidência. Se bem que estamos vivendo algumas confusões na América do Sul. Não é mais a mesma de 2002, de 2004 e 2006″, disse na cerimônia.
“Nós vamos ter problemas políticos. E, em vez de reclamar dos problemas políticos, temos que ser inteligentes e tentar resolvê-los”, falou o presidente.

Ele ainda se referiu à cooperação entre países sul-americanos e africanos.

“É muito importante que o Brasil tenha uma política muito altiva e ativa na América do Sul, no Caribe e na América Latina. É muito importante, estrategicamente, para um país como o Brasil ter uma aproximação muito forte com o continente africano”, disse o presidente.

Lula já falou algumas vezes do que ele considera uma dívida histórica do Brasil com os africanos por causa da escravidão e que colaborar com a transferência tecnologica para aquele continente é um dever.

O presidente também lembrou que, em seu primeiro governo, fez uma reunião de países latinos e árabes.

“Os Estados Unidos ficaram assustados achando que nós estávamos fazendo um movimento contra Israel. A gente não queria fazer um movimento contra Israel, a gente queria fazer um movimento pró-Brasil, pró-América do Sul”, afirmou.

Lula chora

O petista chorou ao falar de seus primeiros encontros com líderes internacionais, que só via "na televisão".

“Me baixou uma coisa que acho que tem que nortear vocês. É não esquecer o que vocês são, não esquecer o que vocês querem, porque a gente não compra nem honra nem caráter em shopping. A gente traz de família, a gente traz de berço”, disse o presidente. Enquanto falava, começou a chorar.
Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:12, 24 Mar

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Como você avalia o governo Lula?

Notícias Relacionadas

Eduardo Bolsonaro na Câmara dos Deputados.
Requerimento

Eduardo Bolsonaro formaliza pedido de 120 dias de licença para cuidar de "interesses particulares"

Na última terça-feira (18), o deputado declarou que pretende pedir asilo político ao governo dos Estados Unidos.

Lula no Congresso ao lado dos ex-presidentes da Câmara e Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco.
Recursos

Congresso aprova Orçamento de 2025 com R$ 50 bilhões para emendas parlamentares

Agora, o texto deve ser analisado, ainda nesta quinta-feira (20), pelos plenários da Câmara e do Senado em sessão conjunta.

Mães com crianças com zika vírus e deputado André Ferreira.
Esforço

André Ferreira diz que vai trabalhar para derrubar veto de Lula em pensão para crianças com zika

A decisão gerou repercussão entre parlamentares e organizações que defendem os direitos das pessoas afetadas pela microcefalia.

mais notícias

+

Newsletter