Pernambuco, 15 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Projeto de coautoria de Lula da Fonte que indeniza pacientes com epidermólise bolhosa é aprovado

O PL de nº 4820/2023 foi aceito na Câmara dos Deputados na terça-feira, 28 de abril, agora o texto segue para análise do Senado Federal.

Isabella Lopes

29 de abril de 2026 às 15:58   - Atualizado às 15:59

Projeto de coautoria de Lula da Fonte para paciente com epidermólise bolhosa.

Projeto de coautoria de Lula da Fonte para paciente com epidermólise bolhosa. Foto: Divulgação.

A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, 28 de abril, o Projeto de Lei nº 4820/2023, que institui uma pensão especial destinada a pessoas com epidermólise bolhosa em todo o Brasil. A proposta segue agora para análise do Senado Federal.

O deputado federal e segundo-secretário, Lula da Fonte, coautor da matéria, contribuiu diretamente para o avanço do projeto e para a construção de uma proposta sensível à realidade dos pacientes e de suas famílias. Ao longo da tramitação, o parlamentar esteve envolvido na articulação e defesa da iniciativa.

A relevância do projeto ganhou ainda mais notoriedade após a história do pequeno Gui, que ajudou a dar visibilidade à luta de quem convive com a doença.

O texto aprovado prevê o pagamento de uma pensão mensal, vitalícia e intransferível no valor de um salário mínimo para pessoas diagnosticadas, além de reconhecer a necessidade de cuidados contínuos e integrais.

A aprovação representa um avanço importante na garantia de dignidade e suporte às famílias afetadas. Agora o projeto segue para o Senado Federal, aguardando a sanção do presidente da República.

Veja Também

Lula da Fonte e carne bovina brasileira na Coreia do Sul

O deputado federal Lula da Fonte, em agenda diplomática na Coreia do Sul, cumpre compromissos voltados ao fortalecimento das relações comerciais bilaterais com o país asiático e à ampliação das oportunidades para o agronegócio brasileiro. 

Durante reuniões com autoridades e representantes do setor produtivo, o parlamentar solicitou a criação do credenciamento necessário para que o Brasil passe a exportar carne bovina ao mercado sul-coreano, que atualmente não está aberto para esse tipo de produto brasileiro, o que limita a presença nacional em um mercado estratégico. 

O pedido ocorre em um cenário positivo para o Brasil, já que cerca de 80% do frango consumido na Coreia do Sul tem origem brasileira, demonstrando a confiança na qualidade e na competitividade da produção nacional. Também é importante salientar a vocação brasileira para exportação de commodites para a Coreia do Sul.

Segundo o deputado, a abertura do mercado de carne bovina representa uma oportunidade concreta de ampliar as exportações, fortalecer o agronegócio e gerar impactos positivos para a economia do país.

Estamos abrindo caminhos para que o Brasil amplie sua presença em mercados estratégicos, gerando oportunidades, fortalecendo o agronegócio e posicionando o país com ainda mais competitividade no cenário internacional”, pontuou.

A agenda também incluiu tratativas sobre acordos bilaterais entre Brasil e Coreia do Sul, com foco na ampliação das parcerias comerciais e institucionais, reforçando o papel da diplomacia parlamentar na construção de novas oportunidades para o Brasil no cenário internacional.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

06:40, 15 Ago

Imagem Clima

22

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Solicitação

Bolsonaro pede ao STF para deixar prisão domiciliar e se consultar com a nora, que é dentista

Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro é casada com o senador Flávio, pré-candidato a presidente.

Vereador do Recife Felipe Alecrim.
Estratégia

Felipe Alecrim amplia articulação no estado e ganha força na campanha para deputado federal

A agenda do parlamentar tem buscado conciliar as atividades do legislativo municipal do Recife com viagens para municípios de diversas regiões de Pernambuco.

Lula e Trump
Estudo

Governo Lula inicia processo de reciprocidade contra tarifas dos EUA a produtos brasileiros

Análise formal vai definir se Brasil adotará contramedidas comerciais contra a política de Donald Trump.

mais notícias

+

Newsletter