Pernambuco, 25 de Janeiro de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Câmara decide que linguagem neutra está proibida em órgãos públicos

06 de dezembro de 2023 às 12:20

Durante a votação de um projeto de lei que trata da aplicação de uma linguagem simples no setor público, a Câmara dos Deputados aprovou um destaque (sugestão de alteração no texto principal) que proíbe o uso da linguagem neutra em órgãos públicos. O texto vai ao Senado.

Apenas as federações PT/PCdoB/PV e Psol/Rede, além do governo e da maioria, orientaram contra.

Termos como "todes", "todxs", "amigues" e "amigxs" fazem parte de um fenômeno político e de inclusão para que a comunidade LGBTQIAP+ se sinta representada.

O objetivo em substituir o artigo masculino genérico pelo "e" é neutralizar o gênero gramatical para que as pessoas não binárias (que não se identificam nem com o gênero masculino nem com o feminino) ou intersexo se sintam representadas.

Os defensores do gênero neutro também preferem a adoção do pronome "elu" para se referir a qualquer pessoa, independentemente do gênero, de maneira que abranja pessoas não binárias ou intersexo que não se identifiquem como homem ou mulher.

Durante a votação dos destaques — que são sugestões pontuais de alteração no texto principal — os deputados aprovaram, por 257 votos a 144, uma emenda do deputado Junio Amaral (PL-MG) para proibir o uso de "novas formas de flexão de gênero e de número das palavras da língua portuguesa, em contrariedade às regras gramaticais consolidadas".

"Não é porque é simples que ela vai ser deturpada e nem ser um campo fértil para que a esquerda utilize mais uma vez essas pautas ideológicas para destruir nosso patrimônio e a língua portuguesa", disse o parlamentar.

"Descomplicar não é adendar para complicar, piorar, dificultar. Essa emenda aditiva não acrescenta em nada, o complexifica", disse Alencar.

Em fevereiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou inconstitucional uma lei de Rondônia que proibia o uso da chamada linguagem neutra nas escolas do estado.

Os 11 ministros da Corte declararam que a lei estadual fere a Constituição uma vez que cabe à União legislar sobre normas de ensino.

Além de Rondônia, o Paraná também tem uma lei estadual sancionada em janeiro deste ano, proibindo a linguagem neutra. Santa Catarina tem um decreto de 2021 em vigência que também veta o uso nas escolas. Em Porto Alegre e em Manaus, leis municipais vedam a aplicação em escolas e na administração pública.

Câmara dos Deputados

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

14:17, 25 Jan

Descrição da imagem

30

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual a sua expectativa sobre o governo Lula para 2025?

Notícias Relacionadas

Donald Trump, presidente reeleito nos EUA.
Exoneração

TRUMP demite ao menos 12 inspetores-gerais independentes de órgãos de fiscalização

É um movimento que pode abrir caminho para que o presidente dos Estados Unidos instale aliados em funções importantes.

Presidente Lula e deportados
Decisão

Lula determinar que a FAB realize o transporte de brasileiros deportados dos EUA

O avião fará o transporte das pessoas de Manaus até Belo Horizonte.

Calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2025 foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE)
Benefício

Calendário do PIS/Pasep 2025: confira as datas de pagamento do abono salarial

Os pagamentos serão feitos, preferencialmente, por meio de crédito em conta corrente ou em conta digital, mas também é possível realizar o saque nos terminais de autoatendimento e casas lotéricas.

mais notícias

+

Newsletter