Pernambuco, 19 de Novembro de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Biden e Trump vão se encontrar para iniciar transição de poder nos Estados Unidos

O republicano é o primeiro ex-presidente a retornar ao cargo desde 1892.

Everthon Santos

10 de novembro de 2024 às 09:49   - Atualizado às 09:49

Joe Biden e Donald Trump.

Joe Biden e Donald Trump. Foto: Divulgação/Instagram

O presidente dos EUA, Joe Biden, receberá, na quarta-feira, 13 de novembro, o presidente eleito americano, Donald Trump, que simboliza o início da transição de poder no país, informou a Casa Branca. Tal encontro não ocorreu no fim de 2020, quando Trump era o presidente e Biden venceu o voto popular e a disputa pelo colégio eleitoral.

Donald Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a retornar ao cargo desde que Glover Cleveland venceu a disputa à Casa Branca em 1892.

Em discurso há dois dias, Biden indicou a Trump que "que eu vou direcionar toda minha administração para trabalhar com sua equipe para assegurar uma transição pacífica e ordenada. É o que o povo americano merece."

Vitória de Trump nas eleições

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump derrotou nas urnas a vice-presidente do país, Kamala Harris, e voltará à Casa Branca em 2025, projetou a Associated Press (AP) na manhã desta quarta-feira, 6 de novembro. A Fox News já havia projetado o triunfo do republicano mais cedo, mas a Associated Press optou por aguardar a contabilização de um novo lote de voto em Estados cruciais.

O resultado marca a primeira vez que um presidente americano obtém dois mandatos não consecutivos desde o final do século 19. Em 2020, Trump foi derrotado pelo atual presidente, Joe Biden, após uma gestão que terminou marcada pela pandemia de covid-19. O republicano ainda se tornou o primeiro mandatário norte-americano alvo de dois processos de impeachment - por abuso de poder e obstrução do Congresso em 2019 e pela tentativa de invasão do Capitólio em 2021.

Veja Também

Longe de Washington D.C., Trump surfou na crescente impopularidade do sucessor para se cacifar como o favorito para voltar a representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais. A economia dos Estados Unidos registrou forte crescimento econômico durante a gestão de Biden, mas a escalada da inflação pesou no bolso do eleitor e degradou a imagem pública do democrata.

O cenário ajudou a manter Trump na dianteira da corrida pela Casa Branca. O ex-presidente teve poucas dificuldades para superar outros republicanos que tentaram buscar a nomeação do partido, entre eles o governador da Flórida, Ron DeSantis, e a ex-embaixadora na Organização das Nações Unidas (ONU) Nikki Haley.

Na campanha, Trump logo consolidou o favoritismo contra Biden, principalmente após o debate em que o democrata teve um desempenho considerado ruim até por aliados, em junho. Semanas depois, o republicano foi alvo de uma tentativa de assassinato durante um comício na Pensilvânia. O ex-presidente foi baleado na orelha, mas se levantou e jogou o punho para o ar, em uma imagem que circulou nas redes sociais e foi amplamente celebrada pelos apoiadores. Em setembro, Trump ainda seria alvo de uma segundo atentado.

Com a saída de Biden da disputa, Harris chegou a assumir a dianteira nas pesquisas de intenção de voto, sobretudo após o debate em que foi considerada vencedora, em setembro. Na reta final, contudo, as sondagens apontaram o acirramento da disputa

Aos 78 anos, Trump será a pessoa mais velha a assumir a presidência dos Estados Unidos. Nascido no Queen's, em Nova York, o empresário fez carreira no mercado imobiliário, como herdeiro do desenvolvedor Fred Trump. É casado com Melania Trump, com quem teve um filho. Também tem outros quatro filhos adultos de dois casamentos anteriores.

Trump será o primeiro presidente dos Estados Unidos a ter sido condenado criminalmente, pois foi considerado culpado por um Tribunal de Nova York, em maio, de 34 acusações relacionadas a pagamentos feitos para uma ex-atriz pornô se silenciar sobre o caso que tiveram.

Com informações do Estadão Conteúdo

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:27, 19 Nov

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Icone Enquete

Enquete

Você confia nos institutos de pesquisa que divulgam dados sobre política?

Notícias Relacionadas

Chanceler alemão, Friedrich Merz e prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
Ofensa

Eduardo Paes chama chanceler alemão que criticou Belém de 'nazista' e 'filhote de Hitler'

O prefeito do Rio de Janeiro compartilhou um post da BBC Brasil, mas depois apagou o comentário original.

Carla Zambelli
Vídeo

Ulisses Campbell diz que Carla Zambelli poderia parar em Tremembé: 'Seria uma presa vulnerável'

A parlamentar está presa em Roma por decisão da Corte de Apelação, que apontou risco de fuga. Zambelli deixou o Brasil pouco depois do STF determinar sua prisão no mês de junho deste ano.

Deputado federal Guilherme Derrite.
Proposta

Derrite apresenta quinta versão do PL Antifacção após críticas do governo federal

No texto anterior, o deputado federal encaminhou os recursos da PF para o Fundo de Aparelhamento e Operacionalização das Atividades-Fins da PF (Funapol). 

mais notícias

+

Newsletter