Pernambuco, 13 de Maio de 2025

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Barroso rebate críticas da revista The Economist e defende atuação de Moraes no STF

A publicação alegou que o Judiciário no país concentra poderes excessivos, simbolizados por Moraes, relator dos processos relaciona

20 de abril de 2025 às 11:08   - Atualizado às 11:11

Alexandre de Moraes.

Alexandre de Moraes. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, respondeu oficialmente às críticas feitas pela revista britânica The Economist, que questionou a atuação do STF e, em particular, do ministro Alexandre de Moraes. A publicação, veiculada em 16 de abril com o título Brazil’s Supreme Court is on trial (“A Suprema Corte do Brasil está em julgamento”), alegou que o Judiciário no país concentra poderes excessivos, simbolizados por Moraes, relator dos processos relacionados aos atos de 8 de Janeiro.

Barroso refutou o conteúdo do artigo, afirmando que ele adota a ótica de quem “tentou o golpe de Estado” e desconsidera o fato de que o Brasil vive hoje “uma democracia plena, com Estado de direito, freios e contrapesos e respeito aos direitos fundamentais”.

O presidente do STF também defendeu o colega de Corte, rebatendo as críticas sobre os procedimentos adotados nos julgamentos:

“(…) a regra de procedimento penal em vigor no Tribunal é a de que ações penais contra altas autoridades sejam julgadas por uma das duas turmas do tribunal, e não pelo plenário. Mudar isso é que seria excepcional. Quase todos os ministros do tribunal já foram ofendidos pelo ex-presidente [Jair Bolsonaro]. Se a suposta animosidade em relação a ele pudesse ser um critério de suspeição, bastaria o réu atacar o tribunal para não poder ser julgado. O ministro Alexandre de Moraes cumpre com empenho e coragem o seu papel, com o apoio do tribunal, e não individualmente.”

Barroso ainda mencionou ameaças recentes à estabilidade democrática do país, como planos de ataques e até tentativas de assassinato contra autoridades. Segundo ele, o STF atuou de forma decisiva para evitar o colapso institucional.

Ele também esclareceu uma fala sua de 2023, mal interpretada pela publicação: “Foram os eleitores” — disse Barroso, em referência à frase que teria sido dita no Congresso da UNE, onde afirmou que o STF “derrotou Bolsonaro”.

 

Continue lendo...

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

13:35, 13 Mai

Descrição da imagem

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Deputada Débora Almeida.
Alepe

Deputada cobra urgência em pautar empréstimo e sabatina com indicado a administrador de Noronha

Débora Almeida afirmou que Pernambuco não pode mais esperar a votação dos projetos.

Governadora Raquel Lyra em entrega de novo ambulatório do Hospital Agamenon Magalhães.
Fortalecimento

Raquel Lyra vai investir R$ 110 milhões na requalificação e ampliação de três hospitais do Recife

A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, ressaltou que a licitação é parte dos esforços do Governo para a recuperação das grandes emergências do Estado.

Deputada federal Clarissa Tércio
Questionamento

"Se governo não tem nada a esconder, por que PT não assinou?", diz Clarissa Tércio sobre CPI do INSS

A deputada defendeu que a investigação representa uma oportunidade de revelar irregularidades e responsabilizar os envolvidos.

mais notícias

+

Newsletter