Pernambuco, 04 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Caso Banco Masters: empresário preso pela PF financiou eventos com ministros do STF

Os fóruns, promovidos por grupos como Lide, Esfera Brasil e Voto, reuniram Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

Ricardo Lélis

22 de novembro de 2025 às 19:15   - Atualizado às 19:15

Daniel Vorcaro.

Daniel Vorcaro. (Foto: Divulgação)

O empresário Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, preso pela Polícia Federal na última segunda-feira, 17 de novembro, é conhecido por financiar eventos nacionais e internacionais que contaram com a participação de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

O Banco Master patrocinou ao menos quatro eventos no exterior: em Nova York, Paris, Londres e Roma, e um no Brasil, no Rio de Janeiro.

Os fóruns, promovidos por grupos como Lide, Esfera Brasil e Voto, reuniram ministros como Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

O ministro Ricardo Lewandowski, hoje titular da Justiça no governo Lula, também esteve presente em parte dessas agendas, quando ainda integrava o STF. Ele deixou a Corte em abril de 2023.

Em Nova York, em 2022, embora o Banco Master não constasse na lista oficial de patrocinadores da Lide Brazil Conference, Vorcaro custeou integralmente um jantar de gala no restaurante Fasano, na 5ª Avenida. Entre os convidados estavam Barroso, Gilmar Mendes, Moraes e Lewandowski.

Veja Também

Em Paris, em outubro de 2023, o banco participou do 1º Fórum Esfera Internacional por meio de patrocínio indireto, via cotas ligadas ao grupo organizador. No evento, Vorcaro elogiou o STF, chamando a Corte de “guardião da democracia”. Barroso e Gilmar Mendes estiveram presentes.

Em Londres, em abril de 2024, o Banco Master figurou como patrocinador oficial do Fórum Jurídico Brasil de Ideias, promovido pelo Grupo Voto. Participaram Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Dias Toffoli. Lewandowski também marcou presença, já como ministro da Justiça.

Presos são soltos

Dois dos sete presos na operação da Polícia Federal que investiga um esquema fraudulento no Banco Master foram soltos na noite de quinta-feira, 20 de novembro.

Ambos deixaram a Superintendência da PF em São Paulo após o fim do prazo da prisão temporária, que tinha validade de três dias e não foi renovada. A informação foi confirmada pelas defesas.

Foram liberados:

  • André Felipe de Oliveira Seixas Maia, diretor de uma empresa suspeita de participação no esquema;
  • Henrique Souza Silva Peretto, sócio de outra empresa investigada.

Eles deixaram a Superintendência carregando travesseiros e tentando cobrir os rostos.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

04:59, 04 Ago

Imagem Clima

23

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Luquel: eleitores de Lula que votam em Raquel marcam presença na convenção do PSD
Movimento

"Luquel" ganha força em convenção do PSD e reforça apoio de lulistas a Raquel Lyra

Eleitores que votam no presidente Lula e na governadora ignoram aliança entre PSB e PT alegando que o voto é uma escolha livre e individual.

Tenente-brigadeiro Carlos Baptista Junior.
Relato

Ex-comandante da FAB revela em livro bastidores da crise que levou ao 8/1: 'Eu Disse Não!'

Na obra, Baptista Junior narra em primeira pessoa como formou a "trincheira antigolpista" e resistiu às pressões para que os militares aderissem a uma ruptura institucional.

Uber
Eleições 2026

TSE decide que carros de aplicativo não podem exibir adesivos de propaganda eleitoral

Corte manteve multa de R$ 2 mil aplicada a um candidato a vereador de Caruaru e entendeu que veículos usados em aplicativos são bens de uso comum.

mais notícias

+

Newsletter