Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

"Aumento do IOF atinge os mais pobres, não os ricos", afirma Senador Jorge Seif Júnior

Para o senador, medida anunciada pelo governo Lula é arrecadatória e afeta principalmente quem vive com até três salários mínimos.

Redação Portal de Prefeitura

18 de julho de 2025 às 15:44   - Atualizado às 15:53

Fernando Haddad com Máscara de Lula

Fernando Haddad com Máscara de Lula Foto: Divulgação

Em entrevista recente, o senador Jorge Seif Júnior fez duras críticas ao aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), anunciado pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo ele, a medida, vendida como uma taxação sobre os mais ricos, na verdade atinge com mais força a população de baixa renda — especialmente os milhões de brasileiros que vivem com até três salários mínimos e que dependem do crédito parcelado para sobreviver.

“O aumento do IOF é para taxar os ricos? Essa é a maior mentira que pode existir”, disparou Seif. “O sujeito que vai comprar uma motocicleta para trabalhar no iFood, vai parcelar e pagar mais caro. Quem entra no cheque especial, quem compra uma TV parcelada, quem faz crediário... essa gente é que vai sentir o peso.”

Seif destacou que mais de 30% da população brasileira se encontra nessa faixa de renda e enfrenta altos níveis de endividamento. Para ele, o impacto do aumento do IOF em operações como parcelamentos, financiamentos e uso do cheque especial será devastador para essas famílias.

“Criou-se essa versão: ricos contra pobres. Mas isso é uma mentira”, afirmou. “O IOF pode até atingir quem faz câmbio, mas o grosso da arrecadação virá da base da pirâmide. É um imposto arrecadatório, e isso é inconstitucional.”

O senador também criticou a atuação do Congresso e do Supremo Tribunal Federal. Para ele, há uma falta de responsabilidade fiscal do Legislativo, com aprovação de bilhões em emendas parlamentares sem o devido cuidado com o equilíbrio das contas públicas.

Veja Também

“Sou defensor do parlamentarismo. Do jeito que estamos, o Congresso aumenta gastos sem responsabilidade, e o governo fica de mãos atadas. O aumento do IOF é mais uma consequência desse desgoverno que não tem compromisso com o povo brasileiro”, disse.

A declaração de Seif levanta um alerta sobre os impactos socioeconômicos de medidas fiscais com aparência progressiva, mas que, segundo especialistas, acabam penalizando justamente a população que mais precisa de apoio do Estado.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

07:53, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Senador Flávio Bolsonaro.
Posição

Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

Vereadora do PSOL, Jô Cavalcanti, alvo de ataques e prefeito do Recife, João Campos.
Vídeo

Vereadora do PSOL sofre ataques nas redes sociais após assinar CPI para investigar João Campos

A psolista justificou, na terça (10), o voto favorável à CPI que vai investigar possíveis irregularidades no concurso público para Procurador-Geral do município.

Faixada da Petrobras
Petroquímica

Petrobras abre mão de controlar Braskem e mantém participação minoritária

A companhia foi criada em agosto de 2002 pela integração de seis empresas da Organização Odebrechte do Grupo Mariani.

mais notícias

+

Newsletter