Pernambuco, 10 de Setembro de 2024

Descricao da imagem
Descrição da imagem

Ouça a Rádio Portal

Descricao da imagem

Ato bolsonarista no 7 de setembro vira piada em churrasco de Lula, Moraes e ministros

A pequena celebração aconteceu após o tradicional desfile cívico-militar realizado todo ano e teve um clima descontraído.

09 de setembro de 2024 às 17:13   - Atualizado às 17:26

Ato bolsonarista no 7 de setembro vira piada em churrasco de Lula, Moraes e ministros

Ato bolsonarista no 7 de setembro vira piada em churrasco de Lula, Moraes e ministros Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

No sábado, 7 de setembro, após o tradicional desfile cívico-militar realizado todo ano nessa data, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, promoveu um churrasco no Palácio da Alvorada, em Brasília. O evento contou com a presença dos ministros do governo e membros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo informações do Estadão, o clima na pequena celebração foi descontraído.Um dos tópicos das conversas foi a manifestação bolsonarista na Avenida Paulista, em São Paulo, que tinha como principal alvo o ministro Alexandre de Moraes, também  presente no churrasco. O protesto gerou piadas entre os convidados. 

Em tom de brincadeira, um dos ministros comentou:  “Alexandre, já já começam as suas homenagens”, provocando risos no grupo.  

Moraes, por sua vez, estava de bom humor e, segundo relatos, não demonstrou preocupação com os pedidos de impeachment que surgiram durante o protesto.

Além de Moraes, estiveram no churrasco outros ministros do STF, como Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso e Dias Toffoli, este último, apesar de manter uma relação conturbada com Lula, também compareceu ao evento.

Representando o governo, participaram os ministros Alexandre Silveira (Minas e Energia), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Jader Filho (Cidades), José Múcio Monteiro (Defesa), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Paulo Pimenta (Apoio ao Rio Grande do Sul). Wellington Dias (Desenvolvimento Social) fez apenas uma rápida aparição.

Leia Também

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que participou do desfile de 7 de Setembro, não ecompareceu ao churrasco. A primeira-dama, Janja da Silva, que está em viagem ao Catar, também esteve ausente. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, permaneceu em Alagoas para compromissos de campanha.

Bolsonaro em protesto do 7 de setembro 

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que espera "que o Senado bote um freio em Alexandre de Moraes, esse ditador, que faz mais mal ao Brasil que o próprio Luís Inácio Lula da Silva". Ele falou em ato na Avenida Paulista convocado neste 7 de setembro para pedir o impeachment do magistrado.

Bolsonaro também defendeu a aprovação de anistia para os presos pelos atos golpistas do 8 de janeiro e sugeriu que sua inelegibilidade por oito anos, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seja revisada pelo Congresso. "Tenho certeza que essas duas acusações estapafúrdias, sem razão, sem materialidade, será mais cedo ou mais tarde conseguida por trabalho dentro do Congresso Nacional", disse o ex-presidente.

"Quem tem que escolher seus futuros chefes é o povo brasileiro, e não um ou outro ministro que temporariamente esteja à frente do TSE", complementou Bolsonaro.

Em discurso emocionado, ele também relembrou a facada que sofreu em 2018 e afirmou novamente que sua primeira eleição foi resultado de uma "falha no sistema" eleitoral. Bolsonaro atacou o ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de conduzir as eleições de 2022 de maneira "parcial" e de "escolher seus alvos"

"Eles, para evitar que eu tivesse chance de voltar, decretaram a minha inelegibilidade. Uma das razões foi porque me reuni com embaixadores. Eu não me reuni com traficantes no Morro do Alemão, como o Lula fez. Esses inquéritos, que dali derivam outros, em cima de ditas petições, deram amplos poderes a Alexandre de Moraes, que escolheu seus alvos, incluindo meu filho Eduardo Bolsonaro. Isso foi ratificado nos áudios vazados na operação conhecida como Lava Toga", discursou Bolsonaro.

Mais Lidas

Descrição da imagem

Recife

19:58, 10 Set

Descrição da imagem

25

°c

Fonte: OpenWeather

Descrição da Imagem

Enquete

Qual é o seu nível de confiança nas pesquisas eleitorais?

Notícias Relacionadas

Mano Medeiros e Clarissa Tércio.
Jaboatão

Mano acusa Clarissa de roubar materiais de campanha e candidata rebate: "fazem parte do acervo"

Os advogados da progressista também informaram que fornecerão todos os esclarecimentos necessários à Justiça.

Pesquisa para a Prefeitura de Caruaru
Levantamento

CARUARU: Pesquisa mostra EMPATE técnico entre Zé Queiroz e Rodrigo Pinheiro

Realizado entre os dias 7 e 9 de setembro com 1.000 participantes, o estudo tem uma margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Setembro amarelo: prefeitura de Igarassu promove atividades gratuitas de saúde para todas as idades.
Ação

Setembro amarelo: prefeitura de Igarassu promove atividades gratuitas de saúde para todas as idades

A programação faz parte da campanha municipal, dedicado ao mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

mais notícias

+