Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

13º salário para aposentados e pensionistas do INSS pode ser antecipado em 2025; saiba mais

A proposta, que está sendo analisada pelo governo federal, visa beneficiar milhões de brasileiros, especialmente aqueles que dependem da Previdência Social

Portal de Prefeitura

26 de março de 2025 às 17:02   - Atualizado às 17:12

Lula e Haddad

Lula e Haddad Agência Brasil/Marcelo Camargo

O pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do INSS, tradicionalmente feito no segundo semestre do ano, pode ser antecipado para abril e maio de 2025. A proposta, que está sendo analisada pelo governo federal, visa beneficiar milhões de brasileiros, especialmente aqueles que dependem da Previdência Social para complementar sua renda. Além de aliviar as finanças das famílias, a antecipação tem um forte apelo político, funcionando como uma estratégia para recuperar a popularidade do governo, que enfrenta desafios em um ano de eleições.

O Ministério da Previdência Social propôs ao governo que o pagamento do 13º salário seja feito em duas parcelas. A primeira seria paga entre abril e maio, e a segunda no mês seguinte. A ideia é liberar os valores ainda no primeiro semestre, permitindo que os aposentados e pensionistas utilizem o dinheiro para quitar dívidas e estimular o consumo, além de gerar um alívio financeiro. Embora a proposta ainda precise ser aprovada, as chances de implementação são altas, com muitos especialistas já prevendo a antecipação.

A antecipação do 13º salário atingiria todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios previdenciários do INSS. Isso inclui quem recebe aposentadoria por tempo de contribuição, por idade, pensão por morte, auxílio-acidente, auxílio-doença e auxílio-reclusão. Importante destacar que o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), destinado a idosos e pessoas com deficiência de baixa renda, não dá direito ao 13º, pois é um benefício assistencial e não previdenciário.

Histórico de antecipações

Desde 2020, a antecipação do 13º salário foi adotada como medida de apoio econômico devido à pandemia. A prática continuou nos anos seguintes, com os pagamentos realizados em abril e maio até 2022, e em maio e junho em 2023. Caso a antecipação de 2025 seja confirmada, ela seguirá o padrão dos anos anteriores, sendo mais uma continuidade dessa prática que visa apoiar os brasileiros mais vulneráveis.

Além de gerar um impacto positivo na economia ao aumentar o consumo e diminuir a inadimplência, a antecipação do 13º salário também tem uma motivação política. O governo, especialmente entre o público da terceira idade, tem enfrentado queda de popularidade. A medida pode ser uma tentativa de recuperar a confiança da população mais vulnerável, sinalizando preocupação com seu bem-estar econômico em um ano politicamente delicado.

Veja Também

A antecipação não representa um gasto extra para os cofres públicos, já que o valor do 13º salário já está previsto no orçamento da Previdência. Porém, o governo precisa planejar cuidadosamente o fluxo de caixa, pois o pagamento será realizado mais cedo, o que pode afetar a gestão das outras prioridades fiscais. A equipe econômica está avaliando a viabilidade da medida para garantir que ela não prejudique outras áreas essenciais, como investimentos públicos e o cumprimento do novo arcabouço fiscal.

Calendário possível para o 13º de 2025

Caso a medida seja aprovada, o pagamento do 13º salário seguirá o calendário dos anos anteriores:

  • Primeira parcela: a ser paga entre a segunda quinzena de abril e início de maio, com 50% do valor do benefício, sem descontos.

  • Segunda parcela: a ser paga entre a segunda quinzena de maio e início de junho, com os 50% restantes, sujeitos ao desconto do Imposto de Renda, se aplicável.

  • Os pagamentos seguirão a ordem do número final do cartão de benefício, conforme o calendário oficial do INSS.

    Da redação do Portal com informações do site seucreditodigital

    Mais Conteúdos

    Mais Conteúdos

    Mais Lidas

    Icone Localização

    Recife

    11:25, 13 Fev

    Imagem Clima

    27

    °c

    Fonte: OpenWeather

    Notícias Relacionadas

    Agora É Rubem e João Campos.
    Pergunta

    "Vai ter puxadinho no concurso da Guarda?", questiona vereador do PSB que deixou base de João Campos

    O parlamentar relembrou a polêmica envolvendo o certame para procurador, conhecida como caso do "fura-fila".

    Ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal.
    Situação

    Ministro Toffoli soma 25 pedidos de impeachment no Senado; três são ligados ao caso do Banco Master

    O levantamento considera solicitações já registradas no sistema da Casa e não inclui o pedido anunciado recentemente pelo Partido Novo.

    Senador Flávio Bolsonaro.
    Posição

    Flávio Bolsonaro afirma que, se eleito, manterá Bolsa Família "enquanto as pessoas precisarem"

    Por que, em vez de você ficar vendendo, se aproveitando da miséria das pessoas, você não usa para qualificar essas pessoas?", questionou o senador.

    mais notícias

    +

    Newsletter