O vereador apresentou o ofício nº 341/2025, expedido pela 2ª Seção de Atividades Técnicas do CBM-PE, que indica a ausência de regularização da USF Sky Lab junto à corporação.
Eduardo Moura realiza fiscalização na USF na Iputinga. Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira, 22 de outubro, o vereador do Recife, Eduardo Moura (NOVO), realizou uma nova fiscalização na rede municipal de saúde.
Pela segunda vez em pouco mais de um mês, o vereador visitou a Unidade de Saúde da Família (USF) Sky Lab, localizada no bairro da Iputinga.
Durante a inspeção, transmitida ao vivo em suas redes sociais, o parlamentar informou que a unidade está em funcionamento sem autorização do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco (CBM-PE).
Durante a transmissão, Moura apresentou o ofício nº 341/2025, expedido pela 2ª Seção de Atividades Técnicas do CBM-PE, que indica a ausência de regularização da USF Sky Lab junto à corporação.
“Cumprindo estritamente o que foi combinado com o Ministério Público de Pernambuco, através da promotoria de saúde, este é o motivo da nossa fiscalização de hoje. A prefeitura colocou pessoas para serem atendidas na Sky Lab, sem a devida regularização do Corpo de Bombeiros. Se fosse uma unidade particular, tinha que ser fechada, mas pela quantidade de pessoas à espera de atendimento, obviamente que eu não vou pedir isso. Agora, a prefeitura tem que ser multada”, disse.
Na visita, Moura também apontou melhorias na unidade desde a última inspeção, realizada em 3 de setembro, quando foram identificadas irregularidades, como o uso de extintores de incêndio fora do padrão. De acordo com ele, os equipamentos foram substituídos e o depósito da unidade foi reorganizado. Também observou que o fluxo de triagem de pacientes apresentava maior fluidez.
“Na primeira ação, pedimos para retirar os extintores que tinham, inclusive, amarrações com fita veda rosca. Um negócio ridículo. Agora, eu pergunto a vocês: a fiscalização ajuda ou atrapalha? Depois da nossa visita, a secretaria de saúde tomou duas medidas. Viu que a gestão precisava melhorar e fez a troca. E os extintores de incêndio clandestinos foram substituídos. Isso é bom pra segurança de todos”, comentou o parlamentar, que também apresentou outro documento do Corpo de Bombeiros confirmando a realização de blitzes em outras unidades de saúde do Recife.
Por outro lado, o vereador destacou que ainda não há presença de guardas municipais na unidade, ponto que será objeto de novos requerimentos do seu mandato.
“Na nossa primeira visita tínhamos constatado a falta de guardas municipais. Vamos reforçar esse pedido com novos requerimentos. Se alguém vier assaltar todo mundo aqui, assalta”, alertou.
Os atendimentos na Sky Lab foram ampliados devido à interdição do Posto de Saúde José Dustan, que passa por reformas.
“Quando a gente faz a fiscalização ao vivo, sem filtro, a gente tá mostrando a realidade do recifense. É esse sofrimento que o povo passa”, afirmou.
A visita desta quarta-feira resultou na formalização de novos pedidos, somando-se aos 64 requerimentos já apresentados anteriormente, voltados a melhorias na estrutura física, nas condições de trabalho e no atendimento à população nas unidades de saúde fiscalizadas.
Durante a fiscalização, Moura também visitou as obras do Posto José Dustan, que estavam paralisadas no momento da inspeção.
“A obra tá andando pra trás. Chegou brita, areia, mas não chegou trabalhador. E eles ainda têm a audácia de dizer que as obras do Recife estão andando”, declarou.
As imagens e informações da visita foram registradas ao vivo nas redes sociais do parlamentar.
3
08:33, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+