Pernambuco, 04 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Eduardo Moura critica punição a guardas municipais que protegeram sede da Prefeitura do Recife

De acordo com o vereador, as imagens do episódio mostram que os agentes foram atacados e apenas tentaram conter a invasão.

Ricardo Lélis

20 de outubro de 2025 às 17:24   - Atualizado às 17:30

Vereador Eduardo Moura critica punição a Guarda Municipal.

Vereador Eduardo Moura critica punição a Guarda Municipal. Fotos: Divulgação e Reprodução/ TV Guararapes

Em discurso na Câmara Municipal do Recife nesta segunda-feira, 20 de outubro, o vereador Eduardo Moura (NOVO) defendeu os guardas municipais da cidade e criticou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra os agentes que contiveram uma tentativa de invasão ao prédio da Prefeitura, durante um protesto supostamente organizado por movimentos sociais na terça-feira da semana passada.

O parlamentar afirmou que os profissionais estão sendo injustamente responsabilizados após agirem para proteger o patrimônio público durante um confronto com manifestantes.

De acordo com Moura, as imagens do episódio mostram que os guardas foram atacados e apenas tentaram conter a invasão.

“Eles tinham é que se defender. Empurraram o gradil e, sim, afastaram aqueles agressores”.

O parlamentar relatou que, antes do confronto, um repórter entrevistou algumas das pessoas envolvidas e constatou que muitas delas sequer eram do Recife.

Veja Também

“Elas respondiam que vinham de Olinda e Paulista. Estavam brigando, atrapalhando e atacando a cidade do Recife”, reclama o vereador.

Ao receber a informação sobre a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar contra os agentes, por parte da Secretaria de Ordem Pública e Segurança do Recife, Eduardo Moura demonstrou indignação.

“O que me espanta é que, em vez de serem reconhecidos por defender a Prefeitura, os guardas estão sendo investigados. O PAD foi instaurado pela Secretaria de Ordem Pública e Segurança do Recife. É de você arrancar a farda e dizer: te vira agora, então”, criticou.

Em tom de desabafo, o líder do NOVO na câmara lamentou o que classificou como uma inversão de valores.

“Eu nunca vou ficar contra uma farda. Errado é quem vai pra cima de vocês. Senhor prefeito do Recife, tenha respeito com esses homens e mulheres que vestem esta farda porque eles são polícia, e não são multadores de trânsito não”, finalizou.
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

05:52, 04 Out

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Policiais militares de Pernambuco.
Atuação

Polícia Militar mobiliza 65 policiais e 30 viaturas em operação na Zona Norte do Recife

Ação do 11º BPM percorreu bairros como Macaxeira, Dois Unidos e Morro da Conceição e integra as operações Top Five e Eleições.

TRE-PE define urnas que passarão por testes de integridade e autenticidade
Definição

TRE-PE seleciona urnas eletrônicas para testes de integridade e autenticidade para as eleições

A definição das urnas ocorreu em audiência pública e faz parte dos procedimentos de auditoria do sistema eletrônico de votação.

PMPE amplia uso de drones no policiamento durante as eleições 2026
Operação

Em Pernambuco, PM mobiliza policiais para atuar com drones para reforçar segurança nas eleições 2026

A iniciativa utiliza aeronaves remotamente pilotadas para ampliar o monitoramento e apoiar as equipes de policiamento em diferentes regiões do Estado.

mais notícias

+

Newsletter