Pernambuco, 16 de Abril de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Novo shopping no Recife promete geração de empregos diretos e indiretos; saiba onde

Obra promete impulsionar o mercado de trabalho na região.

Fernanda Diniz

31 de julho de 2025 às 14:14   - Atualizado às 15:45

Novo shopping no Recife.

Novo shopping no Recife. Foto: Divulgação

Recife poderá ganhar um novo centro de compras na Zona Norte: os associados proprietários do Clube Português, no bairro das Graças, aprovaram por 57 votos a 50 a continuidade do ambicioso projeto de construção de um shopping center em sua sede histórica.

A nova estrutura, prevista para ocupar cerca de 26 mil metros quadrados, incluirá três pavimentos comerciais e deverá abrigar o dobro de lojas do Shopping Plaza, contando com aproximadamente 320 lojas — uma expansão significativa no mercado varejista da cidade

Segundo a construtora, o empreendimento prevê não apenas a realocação das áreas sociais do clube, mas também a criação de um complexo comercial e residencial, com promessa de geração de empregos diretos e indiretos durante a fase de obras e operação. A quantidade estimada de postos de trabalho ainda não foi divulgada oficialmente.

A aprovação, no entanto, não representa uma decisão final. Após debate com a CM Construtora, responsável pelo projeto, os associados optaram pela criação de comissões temáticas jurídica, de engenharia, comercial e social que irão aprofundar os estudos e propor aperfeiçoamentos à proposta.

Somente após esse processo, a versão final do projeto será submetida a nova votação e, se aprovada, encaminhada à Prefeitura do Recife, que já teve acesso ao material atual e solicitou um estudo de impacto de trânsito.

Veja Também

Questionamentos sobre o processo

A condução interna das votações no clube tem sido alvo de críticas por parte de associados. Em 16 de junho, o juiz Ossamu Narita, da 20ª Vara Cível da Capital do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), determinou a reativação imediata do título de sócia-proprietária número 385, pertencente à médica Margareth Rose de Oliveira Maciel.

Ela descobriu que havia perdido seus direitos associativos sob a justificativa de inadimplência, justamente às vésperas de uma assembleia marcada para discutir o projeto do shopping. De acordo com os autos, o procurador de Margareth, o empresário Nogue Maciel — seu filho e pessoa a quem ela transmitiu seus direitos de sócia — tentou regularizar a situação no clube, mas foi informado de que o título estava bloqueado e que não seria fornecida nenhuma informação financeira nem boleto para pagamento.

Segundo Nogue, a cobrança de mensalidades para sócios-proprietários passou a ser exigida há cerca de três anos, mas a mudança não foi amplamente comunicada aos associados. Ele afirmou que só teve conhecimento da convocação dos inadimplentes após o número do título da mãe aparecer no jornal interno do clube. “A gente nem lembrava desse número”, declarou.

A defesa de Margareth afirma que outros sócios também enfrentaram situações semelhantes, levantando questionamentos sobre a transparência e a regularidade dos processos administrativos relacionados às votações.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

20:06, 16 Abr

Imagem Clima

27

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Bruno César Pohlmann Batista, diretor do Colégio Cristão do Recife
Investigação

Diretor do Colégio Cristão do Recife é indiciado por pedofilia; Bruno César se declara inocente

De acordo com a Polícia Civil, o caso começou a ser investigado em julho do ano passado. Bruno permaneceu em liberdade até a conclusão do inquérito que segue para o MPPE.

Raquel Lyra presente na formatura dos novos policias militares
Efetivo

Raquel Lyra celebra 2.246 novos alunos em formação da PMPE reforçando a segurança nas ruas

O grupo compõe a segunda grande turma convocada pela gestão Raquel Lyra e soma-se aos 2.299 policiais formados em 2025, consolidando o maior ciclo de renovação da tropa dos últimos anos.

Do trap ao brega: fim de semana no Grande Recife tem shows, futebol e festival gastronômico
Agenda

Do trap ao brega: fim de semana no Grande Recife tem shows, futebol e festival gastronômico

Entre os dias 17 e 19 de abril, a capital pernambucana recebe uma programação variada para todos os públicos.

mais notícias

+

Newsletter