Eduardo Moura visita Minas Gerais. Foto: Divulgação
O vereador do Recife, Eduardo Moura (Novo), teve uma agenda repleta de reuniões no Centro Administrativo de Minas Gerais, onde acompanhou de perto as políticas que fizeram de Minas Gerais uma referência nacional em segurança pública, saúde e desenvolvimento econômico.
Esse resultado é fruto de uma reforma administrativa iniciada em 2019, quando Zema assumiu e reduziu o número de secretarias de 21 para 12, garantindo mais eficiência e qualidade na estrutura estadual, considerada a gestão mais enxuta do país.
Durante a agenda, Moura participou de estratégias de integração das forças policiais, videomonitoramento e modelos prisionais que apresentam índices inéditos de ressocialização.
A visita ocorre em um momento simbólico, quando Minas Gerais registra recorde histórico de presos inscritos no exame que garante certificação do ensino fundamental e médio a pessoas privadas de liberdade.
Mais de 13 mil custodiados participaram, um crescimento de 35% em relação a 2020. Os dados revelando o impacto positivo de políticas de ressocialização que unem educação e trabalho no sistema prisional.
“As estratégias no combate à violência que vi aqui é de integração das polícias. Em Minas, as polícias trabalham na integração com os municípios. Esse trabalho é interligado. No mesmo lugar trabalham: Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Agentes Penitenciários, Bombeiros e Guardas Municipais, onde todas as forças atuam em conjunto no combate a violência”, destacou Eduardo Moura.
Na Saúde, o parlamentar acompanhou também iniciativas como consórcios regionais e programas estruturados, incluindo o Valora Minas, Hospitais-Plataforma e Opera Mais, que descentralizam serviços, reduzem filas e otimizam recursos.
O estado registra avanços significativos como a construção de cinco hospitais, e reestruturação na Atenção Básica, que é responsabilidade dos municípios, mas que na gestão estadual, colabora com o acolhimento e fluidez no atendimento das emergências. Ponto que sempre costuma apontar ao se deparar com as dificuldades que encontra, em fiscalizações realizadas, nas unidades de saúde do Recife.
Em Planejamento e Gestão (SEPLAG), Moura conheceu a redução do número de secretarias, a digitalização de serviços e o acompanhamento de indicadores de desempenho, além da Recuperação Fiscal, que trouxe equilíbrio ao estado.
No Desenvolvimento Econômico (SEDE), o vereador acompanhou iniciativas de atração de investimentos, estratégias de desburocratização e fomento à inovação, o que atrai empreendedores e prioriza a geração de empregos, que hoje soma um milhão de carteiras assinadas durante a atual gestão.
Para o vereador Eduardo Moura, a experiência e troca de conhecimentos em Minas Gerais é um modelo a ser seguido:
“Aqui encontramos um governo comprometido com o povo, transparente com os dados, e, sobretudo, responsável com o uso do dinheiro público. É disso que o Recife precisa: de uma gestão de verdade”, declarou.
3
09:24, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.
O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.
mais notícias
+