Pátio da autoescola do Detran. Foto: Divulgação/Detran PE
Os sindicatos que representam as autoescolas de Pernambuco anunciaram uma manifestação para esta quinta-feira, 23 de outubro, no Recife, em protesto contra a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de acabar com a obrigatoriedade dos cursos em autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O ato é organizado pelo Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco (SindCFC-PE) e pelo Sindicato dos Trabalhadores, Diretores e Instrutores de Autoescolas e Centros de Formação de Condutores do Estado (Sintrainstru-PE).
De acordo com os organizadores, o protesto será “pacífico e ordeiro”, sem ocupação total das vias. O objetivo, afirmam, é alertar a sociedade e as autoridades públicas sobre os impactos sociais e econômicos da proposta do governo federal.
As entidades argumentam que a flexibilização da formação de condutores ameaça milhares de empregos e coloca em risco a segurança nas vias do país.
A concentração está marcada para as 10h, em frente à Fábrica Tacaruna, de onde os participantes seguirão em caminhada pela Avenida Agamenon Magalhães, passando pelo Viaduto Joana Bezerra e Polo Pina, retornando até o Bompreço Parque Amorim.
O trajeto segue pela Rua da Soledade e Avenida Conde da Boa Vista, com encerramento previsto às 13h, nas imediações da Praça da República, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).
Deputado contra a medida
O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) tem se destacado como principal voz contrária à proposta do governo federal que pretende acabar com a obrigatoriedade das autoescolas para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Em discurso na Câmara dos Deputados, ele classificou a medida como um verdadeiro “crime contra a segurança no trânsito” e vem mobilizando parlamentares para barrar a mudança.
“Estamos falando de um trabalho que salva vidas. Retirar a obrigatoriedade das autoescolas é desqualificar a formação dos motoristas e abrir espaço para um ensino precarizado”, afirmou o deputado. Ele destacou que a formação atual, com aulas presenciais e veículos com duplo comando, é fundamental para preparar motoristas conscientes e capacitados.
3
15:54, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.
Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.
O projeto foca na urbanização da área adjacente ao Canal do ABC, próximo à comunidade Escorregou Tá Dentro.
mais notícias
+