Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeita Mirella empossa mais 17 novos guardas municipais em Olinda

Com a chegada desses novos agentes, o efetivo agora soma 154 profissionais.

Ricardo Lélis

10 de junho de 2025 às 20:28   - Atualizado às 20:28

Prefeita Mirella empossa mais 17 novos guardas municipais em Olinda

Prefeita Mirella empossa mais 17 novos guardas municipais em Olinda Foto: Alice Mafra

A segurança pública de Olinda foi reforçada na manhã desta terça-feira, 10 de junho, com a posse de 17 novos Guardas Civis Municipais.

Os recém-empossados, que a partir desta quarta (11) já estarão atuando nas ruas, foram celebrados em uma cerimônia que reuniu familiares e amigos.

Com a chegada desses novos agentes, o efetivo da Guarda Municipal de Olinda agora soma 154 profissionais. Essa ampliação é resultado do concurso público iniciado em 2023, que incluiu um rigoroso curso de formação. 

Segundo o secretário de Gestão de Pessoas e Administração, Luciano Brasileiro, dos 117 guardas aprovados, 79 já foram nomeados, sendo 45 somente neste ano de 2025. A prefeitura ainda prevê a convocação de mais 35 guardas para futuras posses.

Integração e atuação ampliada

O Secretário de Segurança Cidadã, Coronel Pereira Neto, enfatizou a importância da atuação conjunta dos novos guardas com as demais forças de segurança.

Veja Também

"Esses 17 guardas civis municipais se incorporam ao nosso efetivo para realizar serviços na área de segurança pública integrados com a Polícia Militar. É fundamental que cumpramos o que está estabelecido no Sistema Único de Segurança Pública, garantindo um trabalho coordenado para entregar um serviço de qualidade à população", afirmou.

Após a solenidade, os novos guardas participaram de uma reunião com o secretário para planejar suas áreas de atuação e estratégias de integração.

A Prefeita Mirella Almeida ressaltou a evolução do papel da Guarda Municipal em Olinda, destacando sua atuação para além da proteção patrimonial.

"Hoje, nossa Guarda não é apenas patrimonial, cuidando de nossos valiosos prédios históricos. É uma guarda que vai às ruas, que se dedica à vida e que atua em conjunto com a Polícia de uma forma nunca antes vista no município. É uma guarda que merece reconhecimento e uma gratificação justa. Sabemos que ainda temos muito a avançar para chegar ao ideal, mas estamos no caminho certo", declarou a prefeita.

A jornada até a posse

A nova guarda, Taianny Moreira, compartilhou a trajetória do concurso. O processo começou em agosto de 2023, com as provas objetiva e discursiva. 

Em dezembro do mesmo ano, após a divulgação do resultado, os candidatos foram convocados para o Teste de Aptidão Física (TAF), que incluiu corrida, salto e abdominal.

Em março de 2024, iniciou-se o curso de formação, que se estendeu até junho de 2024. Durante esse período, os recém-empossados guardas tiveram aulas e diversas palestras, além de preparação para o treinamento de tiro. Taianny destacou a intensidade do período:

"Tivemos curso de defesa pessoal, direitos humanos, preparação para o curso de tiro, armamento de tiro. E depois de uma prova final, o concurso foi homologado e, agora, finalmente, a nomeação aconteceu."

A mesa da solenidade contou com a presença da prefeita Mirella Almeida, do secretário de Segurança Cidadã, Coronel Pereira Neto, da secretária Executiva de Atenção à Saúde, Virgínia Fernando, do secretário de Gestão de Pessoas e Administração, Luciano Brasileiro, da secretária Executiva do Administrativo, Mara Anunciato, e do comandante da Guarda Municipal, Abimael Simplício.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

15:10, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Priscila Krause e Raquel Lyra.
Festejo

Raquel Lyra acompanha abertura do Carnaval no Recife e em Olinda e destaca rerforço na segurança

Nesta edição, o Governo de Pernambuco está investindo o valor recorde de R$ 87,2 milhões, garantindo mais tranquilidade aos foliões.

Local onde o crime ocorreu e viatura da PCPE.
Conflito

Olinda: homem é morto com golpes de facão pelo sócio e ciúmes é principal motivo

Tanto o autor como a vítima fatal, segundo informações à PCPE, possuíam um histórico profissional marcado por desentendimentos.

Prefeita de Olinda, Mirella Almeida.
Decidido

Prefeita Mirella tem Lei aprovada para pagar artistas em até 30 ou 60 dias úteis após o carnaval

Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.

mais notícias

+

Newsletter