Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeito da Ilha de Itamaracá, PAULO BATISTA, tem candidatura INDEFERIDA pelo TRE

Inicialmente, o candidato havia tido seu registro aprovado pelo juízo eleitoral local, mas o tribunal acatou recurso do PRD.

Gabriel Alves

17 de setembro de 2024 às 08:17   - Atualizado às 08:49

PERNAMBUCO: prefeito de Itamaracá, Paulo Batista, tem candidatura à reeleição INDEFERIDA.

PERNAMBUCO: prefeito de Itamaracá, Paulo Batista, tem candidatura à reeleição INDEFERIDA. Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) indeferiu, por unanimidade, o registro de candidatura de Paulo Batista Andrade (Republicanos) à Prefeitura da Ilha de Itamaracá. Inicialmente, o candidato havia tido seu registro aprovado pelo juízo eleitoral local, mas o tribunal acatou recurso do PRD, alegando rejeição de contas e qualificando as razões dessa rejeição como atos dolosos de improbidade administrativa. A informação foi publicada pelo Blog Cenário, na noite da segunda-feira, 16 de setembro.

Ainda cabe recurso da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O processo analisado foi o de número 0600267-95.2024.6.17.0131.

TRE-PE indefere, novamente, candidatura de Lula Cabral

Com a maioria dos votos, o plenário do TRE-PE rejeitou, na noite de segunda-feira, 16 de setembro, o recurso do candidato à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Luiz Cabral (Solidariedade), confirmando a impugnação de sua candidatura previamente decidida pela justiça eleitoral local.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

A decisão foi tomada com 6 votos a favor da manutenção da impugnação e 1 voto contrário.

O Tribunal identificou como motivo para a inelegibilidade a rejeição das contas de Cabral pela Câmara Municipal e as irregularidades encontradas na administração do fundo previdenciário municipal, o CaboPrev, classificando-as como atos intencionais de má administração. Ainda é possível recorrer da decisão ao TSE.

Veja Também

Lula inelegível até 2030

O Procurador Regional Eleitoral, Wellington Cabral Saraiva, do Ministério Público Eleitoral (MPE), manteve a inelegibilidade do deputado estadual Lula Cabral, rejeitando o recurso do parlamentar.

A decisão reforça a sentença da juíza Sílvia Maria de Lima Oliveira, da 15ª Zona Eleitoral, que declarou Lula inelegível.

Apesar de um parecer favorável do Ministério Público no primeiro grau, o Procurador destacou que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de permitir que Lula concorresse em 2020 não impede uma nova análise de sua elegibilidade. Segundo o MPE, as condições de elegibilidade devem ser revisadas em cada novo pedido de registro.

Wellington Saraiva também lembrou que Lula Cabral enfrenta processos na Justiça Federal devido a crimes relacionados à gestão fraudulenta do Caboprev.

O Ministério Público Federal o denunciou por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. Devido a essas irregularidades, o Procurador afirmou que Lula está inelegível até 2030, após ter suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal do Cabo por desvio de mais de R$ 92 milhões dos cofres do Caboprev.

Da redação do Portal com informações do Blog do Cenário.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

17:23, 13 Fev

Imagem Clima

25

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Litoral de Porto de Galinhas.
Expansão

Litoral Sul de Pernambuco atrai investimentos bilionários no mercado imobiliário

Com novos complexos hoteleiros e condomínios de luxo, região se consolida como polo de turismo e rentabilidade.

Ilha de Itamaracá em Pernambuco
Turismo

Ilha de Itamaracá quer voltar a brilhar: novo edital aposta em turismo planejado e sustentável

Governo de Pernambuco lança edital para requalificação de 1.200 hectares na Ilha de Itamaracá, com foco em turismo, preservação ambiental e desenvolvimento regional.

Carro alvejado por criminosos.
Ataque

Itamaracá: adolescente morre baleado e pais ficam feridos em assalto; família ia à igreja

Os pais do menino também foram atingidos: Joseane, de 29 anos, foi baleada no peito e na perna, enquanto o padrasto, Jackson Veríssimo da Silva, de 43 anos, levou tiros nas costas.

mais notícias

+

Newsletter