Pernambuco, 26 de Agosto de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

TRE-PE INDEFERE novamente CANDIDATURA DE LULA Cabral à Prefeitura do CABO de Santo Agostinho

O postulante foi denunciado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta após ter suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal por desvio de mais de R$ 92 milhões dos cofres do Caboprev.

Ricardo Lélis

16 de setembro de 2024 às 20:13   - Atualizado às 20:30

Lula Cabral tem candidatura impugnada.

Lula Cabral tem candidatura impugnada. Foto: Divulgação

Com a maioria dos votos, o plenário do TRE-PE rejeitou, na noite de segunda-feira, 16 de setembro, o recurso do candidato à Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, Luiz Cabral (Solidariedade), confirmando a impugnação de sua candidatura previamente decidida pela justiça eleitoral local.

A decisão foi tomada com 6 votos a favor da manutenção da impugnação e 1 voto contrário.

O Tribunal identificou como motivo para a inelegibilidade a rejeição das contas de Cabral pela Câmara Municipal e as irregularidades encontradas na administração do fundo previdenciário municipal, o CaboPrev, classificando-as como atos intencionais de má administração. Ainda é possível recorrer da decisão ao TSE.

Entre no nosso canal de transmissão no WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular

Lula inelegível até 2030

O Procurador Regional Eleitoral, Wellington Cabral Saraiva, do Ministério Público Eleitoral (MPE), manteve a inelegibilidade do deputado estadual Lula Cabral, rejeitando o recurso do parlamentar.

A decisão reforça a sentença da juíza Sílvia Maria de Lima Oliveira, da 15ª Zona Eleitoral, que declarou Lula inelegível.

Veja Também

Apesar de um parecer favorável do Ministério Público no primeiro grau, o Procurador destacou que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de permitir que Lula concorresse em 2020 não impede uma nova análise de sua elegibilidade. Segundo o MPE, as condições de elegibilidade devem ser revisadas em cada novo pedido de registro.

Wellington Saraiva também lembrou que Lula Cabral enfrenta processos na Justiça Federal devido a crimes relacionados à gestão fraudulenta do Caboprev.

O Ministério Público Federal o denunciou por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. Devido a essas irregularidades, o Procurador afirmou que Lula está inelegível até 2030, após ter suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal do Cabo por desvio de mais de R$ 92 milhões dos cofres do Caboprev.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:49, 26 Ago

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Pesquisa da Quaest de segundo turno ao Governo de Pernambuco.
Levantamento

Pesquisa Quaest mostra Raquel Lyra com 47% e João Campos 37% em cenário de segundo turno

O resultado mostra vantagem de 10 pontos da governadora na simulação de uma eventual disputa direta contra o ex-prefeito do Recife.

Marília Arraes
Dados

Marília Arraes mantém liderança na Quaest e consolida dianteira na disputa pelo Senado em Pernambuco

O instituto ouviu 1.302 pessoas entre os dias 21 e 24 de agosto. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-07828/2026.

Pesquisa Guaest TV/ Globo para o Governo de Pernambuco.
Eleições 2026

Quaest: Raquel Lyra tem 44% e João Campos 36% na estimulada do 1º turno; vantagem é de 8%

O levantamento foi encomendado pela TV Globo e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-07828/2026.

mais notícias

+

Newsletter