Categoria exige devolução de 100% dos valores e pressiona para que prefeito envie com urgência à Câmara do Recife o projeto com reajuste salarial acordado.
15 de junho de 2025 às 23:11 - Atualizado às 23:32
SIMPERE faz ato nesta segunda (16), contra João Campos, por desconto de salário de professores Foto: Divulgação
Após encerrar uma greve de 14 dias com conquistas para a categoria, o Sindicato das Professoras e Professores da Rede Municipal do Recife (SIMPERE) volta a denunciar a posturas do prefeito João Campos (PSB), que aplicou descontos nos contracheques das professoras e professores que participaram da paralisação.
Parte do valor - 70% - foi devolvido após pressão da categoria, mas o sindicato segue cobrando a devolução integral, uma vez que o direito de greve é garantido por lei e não deveria ser punido com retaliações salariais.
Confira vídeo:
Por esse motivo, a categoria se reúne, às 9h, desta segunda-feira (16), no pátio da Prefeitura do Recife.
"A prefeitura agiu com autoritarismo ao descontar os dias parados, ignorando que a greve é um instrumento legal da classe trabalhadora. A devolução parcial não repara o dano nem a tentativa de enfraquecer um movimento legítimo. Exigimos respeito à nossa luta", afirma Jaqueline Dornelas, da direção do SIMPERE.
Leia Também
Veja Também
Além disso, o sindicato tem pressionado a gestão para que envie com urgência à Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) que formaliza o reajuste acordado com a categoria.
Na última segunda-feira (10), representantes do sindicato estiveram reunidos com a Secretária de Educação para tratar do tema. Durante o encontro, também foi reafirmado o compromisso de que a reposição das aulas aconteça respeitando a autonomia das unidades educacionais.
"Queremos garantir que o que foi acordado com a categoria seja cumprido na íntegra. E isso inclui, também, que as escolas tenham liberdade para organizar a reposição das aulas de acordo com suas realidades. Seguiremos firmes na cobrança por respeito e pela valorização da nossa profissão", afirma Anna Davi, também da direção do sindicato.
2
20:01, 13 Fev
26
°c
Fonte: OpenWeather
Nesta sexta (13), foram registrados 52,2mm de chuva no pluviômetro localizado na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
Recurso tenta derrubar decisão que manteve marca ligada ao tradicional bloco carnavalesco.
Escolher quais áreas visitar, definir horários e se programar para deslocamentos evita perder atrações importantes e facilita aproveitar ao máximo a festa.
mais notícias
+