Pernambuco, 13 de Julho de 2025

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Vídeo: professores denunciam João Campos por descontar salário de quem participou da greve

Segundo o Simpere, parte do valor - 70% - foi devolvido após pressão da categoria, mas o sindicato segue cobrando a devolução integral.

Ricardo Lélis

14 de junho de 2025 às 19:30   - Atualizado às 19:30

Professores do Recife cobram prefeito João Campos

Professores do Recife cobram prefeito João Campos Fotos: Portal de Prefeitura e Reprodução/ Redes Sociais

O Sindicato das Professoras e Professores da Rede Municipal do Recife (SIMPERE) volta a denunciar a postura da gestão João Campos, que aplicou descontos nos contracheques das professoras e professores que participaram da paralisação. 

Parte do valor - 70% - foi devolvido após pressão da categoria, mas o sindicato segue cobrando a devolução integral, uma vez que o direito de greve é garantido por lei e não deveria ser punido com retaliações salariais.

"A prefeitura agiu com autoritarismo ao descontar os dias parados, ignorando que a greve é um instrumento legal da classe trabalhadora. A devolução parcial não repara o dano nem a tentativa de enfraquecer um movimento legítimo. Exigimos respeito à nossa luta", afirma Jaqueline Dornelas, da direção do SIMPERE.

Além disso, o sindicato tem pressionado a gestão para que envie com urgência à Câmara Municipal o Projeto de Lei (PL) que formaliza o reajuste acordado com a categoria

Na última segunda-feira (10), representantes do SIMPERE estiveram reunidos com a Secretária de Educação para tratar do tema. Durante o encontro, também foi reafirmado o compromisso de que a reposição das aulas aconteça respeitando a autonomia das unidades educacionais.

"Queremos garantir que o que foi acordado com a categoria seja cumprido na íntegra. E isso inclui, também, que as escolas tenham liberdade para organizar a reposição das aulas de acordo com suas realidades. Seguiremos firmes na cobrança por respeito e pela valorização da nossa profissão", afirma Anna Davi, também da direção do sindicato.

O SIMPERE reforça que a luta por condições dignas de trabalho e por uma educação pública de qualidade não se encerra com o fim da greve.

Confira o vídeo:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Cobrança do Simpere

As diretoras do Simpere, Jaqueline Dornelas e Anna Davi, se manifestaram na última quarta-feira, 11 de junho, cobrando o prefeito João Campos (PSB) para cumprir o acordo junto a categoria e enviar o projeto de lei à Câmara Municipal.

Segundo as dirigentes, caso a proposta não chegue na Casa, será realizada uma manifestação na prefeitura próxima segunda (15), mas se o projeto estiver na Câmara nesse dia, a categoria estará presente na votação para pressionar para sua aprovação e que o reajuste seja implementado ainda neste mês de junho.

O compromisso prevê um reajuste de 3% e um abono de 3,27%, em parcela única, referente ao período de janeiro a dezembro de 2025, sem incorporação à carreira.

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

14:50, 13 Jul

Imagem Clima

28

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Imagem ilustrativa de um carro sendo roubado.
Situação

Motorista de app pula de carro em movimento para fugir de sequestro no Recife

O caso aconteceu enquanto ele seguia para a casa da sogra, no município de Nazaré da Mata.

Thiago Medina e João Campos
Denuncia

ONG de profissionais do sexo ocupa sala em unidade de saúde do Recife; denuncia vereador

Thiago Medina critica uso de espaço público por associação de profissionais do sexo e promete acionar a Prefeitura para esclarecimentos.

Festa da Padroeira do Recife, Nossa Senhora do Carmo.
Padroeira

Festa de Nossa Senhora do Carmo em Recife intensifica celebrações confira o horário das missas

Celebrações diárias, até 16 de julho, novenas e shows culturais marcam a 329ª edição com tema esperança e fé renovadas em Recife.

mais notícias

+

Newsletter