Pernambuco, 31 de Outubro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Prefeitura do Recife tem contratos de 2020 com suspeita de corrupção e desvios investigados pela PF

Operação denominada Check-in tem por finalidade reprimir a atuação de organização criminosa especializada na prática de fraudes licitatórios.

02 de junho de 2026 às 13:24   - Atualizado às 13:26

Operação Check-in.

Operação Check-in. Fotos: Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, 2 de junho, a Operação Check-in, que investiga um suposto esquema de corrupção, fraude em licitações e desvio de recursos públicos envolvendo contratos firmados com a Prefeitura do Recife.

A ação conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e tem como objetivo aprofundar as apurações sobre a atuação de uma organização criminosa suspeita de pagar vantagens indevidas a um agente público que ocupava cargo de alto escalão na administração municipal.

Segundo a Polícia Federal, as investigações tiveram início em 2026 após a análise de materiais apreendidos durante a Operação Firenze. Entre os documentos encontrados estavam canhotos de cheques que, de acordo com os investigadores, indicariam o pagamento de propina relacionado aos contratos sob investigação.

Contratos são alvo 

As apurações apontam que os supostos desvios teriam ocorrido em contratos de terceirização de mão de obra executados durante o ano de 2020.

De acordo com a Polícia Federal, a empresa investigada recebeu cerca de R$ 25,8 milhões da Prefeitura do Recife naquele período. Desse total, aproximadamente R$ 17 milhões tiveram origem em recursos federais.

Veja Também

Os investigadores também apuram a extensão da relação contratual entre a empresa e a administração municipal. Conforme informado pela PF, a companhia já mantinha contratos com a Prefeitura em anos anteriores a 2020, circunstância que pode ampliar o período analisado e aumentar o valor do possível prejuízo aos cofres públicos.

Até o momento, a operação tem como foco a coleta de provas e o aprofundamento das investigações sobre os fatos apontados pelos órgãos de controle e fiscalização.

Mandados em três municípios

Ao todo, 32 policiais federais e dois auditores da Controladoria-Geral da União participam da operação. As equipes cumprem oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. As diligências ocorrem nos municípios do Recife, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana.

Os materiais recolhidos durante as buscas deverão ser analisados pelos investigadores para verificar a existência de novas provas relacionadas aos contratos investigados e ao suposto esquema de corrupção.

Crimes investigados

A Polícia Federal informou que as apurações envolvem suspeitas de diversos crimes previstos na legislação brasileira.

Entre eles estão corrupção passiva, atribuída a agentes públicos que recebem ou solicitam vantagens indevidas em razão da função; corrupção ativa, relacionada ao oferecimento ou pagamento dessas vantagens; organização criminosa; fraude em licitação ou contrato administrativo; e lavagem de capitais.

As investigações buscam esclarecer a participação dos envolvidos, identificar a origem e o destino dos recursos movimentados e dimensionar eventuais prejuízos causados ao patrimônio público.

Operação

O nome "Check-in" foi escolhido em referência aos talonários e canhotos de cheques apreendidos em uma operação anterior da Polícia Federal.

Segundo os investigadores, esses documentos levantaram suspeitas sobre pagamentos que teriam sido realizados ao agente público investigado, o que motivou o aprofundamento das apurações e a abertura de uma nova fase investigativa.

A Polícia Federal destacou que a operação representa mais uma etapa do trabalho de combate à corrupção e ao desvio de recursos públicos. Os fatos ainda estão sob investigação, e os envolvidos terão assegurado o direito ao contraditório e à ampla defesa durante o andamento do processo.

Até o momento, a Prefeitura do Recife não foi citada pela Polícia Federal como alvo da operação, mas contratos firmados pela administração municipal estão entre os objetos analisados pelos investigadores.

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

10:44, 31 Out

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Tiroteio em loja de artigos de Halloween deixa um morto e seis feridos nos Estados Unidos
Ocorrência

Tiroteio em loja de artigos de Halloween deixa um morto e seis feridos nos Estados Unidos

De acordo com o chefe de polícia local, Dan Marshall, três dos feridos estão em estado crítico.

Dono de parque de vaquejada é morto a tiros pelo próprio filho após desentendimento familiar.
Crime

Dono de parque de vaquejada é morto a tiros pelo próprio filho após desentendimento familiar em Petrolina

A Delegacia de Homicídios da cidade registrou o caso como homicídio consumado e tentativa de homicídio.

Jovem de 22 anos morre após cair de moto e ser atropelado na BR-101, no Recife
Acidente

Jovem de 22 anos morre após cair de moto e ser atropelado na BR-101, no Recife

De acordo com a PRF, a suspeita é de que o motociclista trafegava entre as faixas da rodovia quando perdeu o controle do veículo e tombou.

mais notícias

+

Newsletter