Pernambuco, 06 de Março de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Líder do CV investigado por 100 homicídios e execuções de crianças é preso em megaoperação no Rio

Doca, líder do CV no Complexo da Penha, é apontado como o mandante da execução de três médicos na zona sudoeste do Rio em outubro de 2023.

Gabriel Alves

28 de outubro de 2025 às 15:32   - Atualizado às 15:32

Megaoperação no Rio de Janeiro e Doca, líder do CV que foi preso.

Megaoperação no Rio de Janeiro e Doca, líder do CV que foi preso. Fotos: G1/Reprodução e Reprodução. Arte: Portal de Prefeitura

A Polícia Civil (PCRJ) prendeu nesta terça-feira, 28 de outubro, Edgar Alves de Andrade, o "Doca ou Urso", e Thiago do Nascimento Mendes, o "Belão do Quintungo", apontados como as principais lideranças do Comando Vermelho no Rio de Janeiro. Ao menos dois policiais civis e 18 criminosos morreram e outros 79 criminosos foram presos durante uma megaoperação na capital fluminense.

Quem é Doca?

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), Doca é a principal liderança do Comando Vermelho no Complexo da Penha e em outras comunidades da zona oeste do Rio, como Gardênia Azul, César Maia e Juramento. O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ) denunciou Doca e outras 66 pessoas pelo crime de associação para o tráfico. Três deles também foram denunciados por tortura.

Ele é investigado por mais de 100 homicídios, incluindo execuções de crianças e desaparecimentos de moradores. Havia 34 mandados de prisão em aberto contra o traficante, de acordo com dados do Banco Nacional de Medidas Penais e Prisões (BNMP).

Doca é apontado como o mandante da execução de três médicos na zona sudoeste do Rio em outubro de 2023. As vítimas foram mortas por engano porque um deles foi confundido com o verdadeiro alvo dos criminosos.

Em maio deste ano, o MPRJ denunciou Doca, e outros dois criminosos pelo ataque a uma delegacia em Duque de Caxias. Segundo as investigações, o criminoso teria ordenado a invasão à unidade, no dia 15 de fevereiro de 2025. Eles respondem por tentativa de homicídio qualificado, dano qualificado, tortura e associação para o tráfico.

Veja Também

Os criminosos tentavam resgatar Rodolfo Manhães Viana, o Rato, preso horas antes da invasão por tráfico e associação para o tráfico, na Comunidade Vai Quem Quer. Armados com fuzis e granadas, os criminosos invadiram a delegacia, feriram dois agentes e torturaram um deles em busca de informações sobre o paradeiro de Rato, que já havia sido transferido para a Polinter, na Cidade da Polícia.

Estadão Conteúdo
 

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

16:53, 06 Mar

Imagem Clima

29

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Funcionária encontra câmera escondida em banheiro.
Equipamento

Funcionária descobre microcâmera escondida em tomada de banheiro da empresa; veja o vídeo

Durante a ocorrência, foram apreendidos três celulares, um computador, um notebook e a microcâmera instalada na tomada.

Motorista por aplicativo Victor Dantolli de Fontes, morto no Recife e suspeito de atirar no trabalhador preso.
Detido

Recife: preso suspeito de assassinar motorista de aplicativo em Casa Forte

De acordo com a PMPE, a prisão ocorreu na BR-101, na altura do quilômetro 74. A abordagem foi realizada por policiais do 11º Batalhão da Polícia Militar.

Estado de caminhão após colisão frontal na BR-232.
Acidente

Pernambuco: colisão frontal entre caminhões na BR-232 deixa motoristas mortos

Pela força do impacto, as cabines dos veículos ficaram destruídas e parte da carga ficou espalhada pela rodovia. A PRF esteve no local.

mais notícias

+

Newsletter