Pernambuco, 13 de Fevereiro de 2026

Inicio elemento rádio
Icone Rádio Portal

Ouça a Rádio Portal

Final elemento rádio

Operação apreende 48 aves silvestres e detém 21 pessoas em torneio ilegal de canto, no Grande Recife

A ação Vasconcelos Sobrinho, aconteceu com o objetivo de fazer uma fiscalização ambiental.

Gabriel Alves

28 de abril de 2025 às 15:05   - Atualizado às 15:24

Aves apreendidas durante operação.

Aves apreendidas durante operação. Fotos: Divulgação. Arte: Portal de Prefeitura

Vinte e uma pessoas foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil após uma operação policial realizada pela Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (CIPOMA), na manhã do domingo, 27 de abril, em Camaragibe. A Operação Vasconcelos Sobrinho, aconteceu com o objetivo de fazer uma fiscalização ambiental que constatou um torneio ilegal de canto de aves. (veja vídeo abaixo)

Foram flagradas 21 pessoas em posse de aves silvestres (papa-capins), sem as devidas licenças/autorizações ambientais, contrariando o art. 29, parágrafo único, inciso III, da Lei 9.605/98.

Foram apreendidas 31 aves com a devida identificação do proprietário e mais 17 aves sem identificação do proprietário, totalizando 48 aves apreendidas. A ocorrência foi encaminhada à DP de Camaragibe para serem tomadas as medidas legais cabíveis e os animais entregues ao Cetras Tangará para os devidos cuidados.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Polícia prende motorista

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu em São Lourenço da Mata, na última terça-feira, 22 de abril, o motorista que atropelou dois militantes do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) durante protesto no Recife, na última semana.

O homem, identificado apenas como Tiago, foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, na capital pernambucana, para realizar o exame de corpo de delito.

Veja Também

O advogado Lozymayer Renato da Silva, que representa o motorista, disse que considera a prisão "desnecessária" e "midiática".

"Esse processo está em segredo de Justiça. A defesa, antes de mais nada, vai tomar conhecimento de detalhes de algumas situações agora, principalmente a fundamentação, que, reitero, foi sem necessidade", afirmou.

Relembre caso

Dois militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram atropelados no dia 15 de abril, durante a Marcha em Defesa da Reforma Agrária e da Democracia, realizada no Recife.

Segundo o movimento, o motorista de um carro furou o bloqueio da manifestação e atingiu os manifestantes. Após o atropelamento, o condutor fugiu do local sem prestar socorro.

Entre os feridos está Gideone Sinfrônio, de 67 anos. Ele sofreu traumatismo craniano e está internado em estado grave no Hospital da Restauração. O movimento classificou o caso como um “crime de ódio” e cobrou que o responsável seja identificado e punido.

"Que o responsável por esse crime de ódio seja identificado e punido pelo crime que cometeu", escreveu a deputada estadual Rosa Amorim, uma das lideranças do movimento, em uma publicação nas redes sociais. 

A manifestação cobrava o avanço da reforma agrária no estado de Pernambuco e foi acompanhada por agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU).

Mais Conteúdos

Mais Conteúdos

Mais Lidas

Icone Localização

Recife

13:14, 13 Fev

Imagem Clima

26

°c

Fonte: OpenWeather

Notícias Relacionadas

Lula vai estar presente em fábrica de Suape e também no Galo da Madrugada.
Agenda

Lula visita Pernambuco, inaugura expansão da Aché em Suape e participa do Galo da Madrugada

Presidente cumpre agenda no Complexo de Suape com investimento de R$ 267 milhões e acompanha desfile do maior bloco carnavalesco do mundo no Recife.

Rei e Rainha do Carnaval 2026 Igarassu.
Celebração

Prefeitura de Igarassu realiza cerimônia festiva para eleger Rei e Rainha do Carnaval 2026

O evento contou com a participação do secretário de Governo César Ramos, que nomeou Aylys Gomes e Pedro Lukas como representantes da folia.

Felipe Alecrim e João Campos.
Afirmação

"Vamos ter as assinaturas para instaurar uma CPI", diz Felipe Alecrim sobre investigar João Campos

Segundo o vereador, o objetivo da iniciativa é garantir transparência e permitir que o Legislativo exerça sua função de fiscalização.

mais notícias

+

Newsletter