21 de setembro de 2024 às 17:22 - Atualizado às 17:41
Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra Foto: Alexandre Aroeira
Após o desabamento do teto do Santuário de Nossa Senhora da Conceição , o Governo de Pernambuco destina um valor de quase R$ 1,5 milhão para a obra de reconstrução do local de peregrinação.
A tragédia ocorreu na tarde do dia 30 de agosto, durante uma distribuição de cestas básicas, e deixou dezenas de feridos e duas vítimas fatais.
O documento que destina na o valor de aproximadamente R$ 1,5 milhão para a reconstrução foi firmado e assinado na quinta-feira, 19 de setembro, entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação e a gestão do Santuário.
A obra está prevista para ser finalizada no dia 2 de dezembro, cinco dias antes da festa em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, que acontece no dia 8 de dezembro. O valor para a reconstrução será entregue à Arquidiocese de Olinda e Recife.
O governo do Estado recebeu da Diocese do Recife, na quinta-feira, 12 de setembro, a área do santuário de Nossa Senhora da Conceição liberada de entulhos, duas semanas após o desabamento do teto que vitimou fatalmente duas pessoas.
Agora, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh), Secretaria de Projetos Estratégico (Sepe), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Defesa Civil iniciam a fase de projeto para a reconstrução do telhado da capela, os esforços estarão concentrados na entregue à população a tempo hábil para a festa do dia 8 de dezembro.
O governo do Estado será o responsável pelo financiamento do projeto arquitetônico de reconstrução do teto do santuário. Para isso, vai firmar um termo de fomento com a Diocese, que receberá os recursos do Estado para contratar a empresa responsável pela obra.
Nesta quinta, a Defesa Civil do Estado realizou o isolamento da área da nave da igreja e liberou o acesso à Santa, Velário e capela lateral.
Os técnicos da Seduh, Sepe e Fundarpe já começaram a trabalhar no projeto do teto, recalculando a estrutura para recolocação das placas solares, dentro dos parâmetros de construção de uma edificação religiosa. O termo de fomento será assinado assim que for indicado o valor necessário para execução dos serviços.
"Os nossos engenheiros também vão apoiar a Diocese durante todo o processo, com a fiscalização dos trabalhos", informa o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Francisco Sena.
Neste processo, cabe ao Estado fazer a transferência dos recursos para a reconstrução do templo, realizar a coordenação do processo com a produção do projeto de orçamento e obra, além de apoio técnico e fiscalização dos trabalhos.
"O governo do Estado tem toda a expertise nesse tipo de obra de engenharia. Vamos colocar o nosso corpo técnico à disposição da Diocese para fiscalizar a obra de forma que ela seja entregue dentro do menor prazo possível", assegurou Sena.
A Defesa Civil do Recife foi a responsável pela remoção dos entulhos após o acidente do dia 30 de agosto.
1
4
19:44, 24 Mar
29
°c
Fonte: OpenWeather
Os vereadores Thiago Medina (PL) e Felipe Alecrim (Novo) levaram o assunto à Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, 24 de março.
As feministas compareceram à Casa de José Mariano diante de um requerimento que pedia moção de apoio ao projeto que visa impedir que o procedimento seja reconhecido como direito.
A solenidade ocorreu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença de secretários e políticos do Estado.
mais notícias
+