12 de setembro de 2024 às 15:33 - Atualizado às 16:22
Governo Raquel Lyra inicia projeto para a reconstrução do Santuário do Morro da Conceição . Foto: Divulgação
O governo do Estado recebeu da Diocese do Recife, nesta quinta-feira, 12 de setembro, a área do santuário de Nossa Senhora da Conceição liberada de entulhos, duas semanas após o desabamento do teto que vitimou fatalmente duas pessoas.
Agora, os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh), Secretaria de Projetos Estratégico (Sepe), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e Defesa Civil iniciam a fase de projeto para a reconstrução do telhado da capela, os esforços estarão concentrados na entregue à população a tempo hábil para a festa do dia 8 de dezembro.
Entre no nosso grupo de WhatsApp e receba as notícias do Portal de Prefeitura no seu celular
O governo do Estado será o responsável pelo financiamento do projeto arquitetônico de reconstrução do teto do santuário. Para isso, vai firmar um termo de fomento com a Diocese, que receberá os recursos do Estado para contratar a empresa responsável pela obra.
Nesta quinta, a Defesa Civil do Estado realizou o isolamento da área da nave da igreja e liberou o acesso à Santa, Velário e capela lateral.
Os técnicos da Seduh, Sepe e Fundarpe já começaram a trabalhar no projeto do teto, recalculando a estrutura para recolocação das placas solares, dentro dos parâmetros de construção de uma edificação religiosa. O termo de fomento será assinado assim que for indicado o valor necessário para execução dos serviços.
"Os nossos engenheiros também vão apoiar a Diocese durante todo o processo, com a fiscalização dos trabalhos", informa o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano do Estado, Francisco Sena.
Neste processo, cabe ao Estado fazer a transferência dos recursos para a reconstrução do templo, realizar a coordenação do processo com a produção do projeto de orçamento e obra, além de apoio técnico e fiscalização dos trabalhos.
"O governo do Estado tem toda a expertise nesse tipo de obra de engenharia. Vamos colocar o nosso corpo técnico à disposição da Diocese para fiscalizar a obra de forma que ela seja entregue dentro do menor prazo possível", assegurou Sena.
A Defesa Civil do Recife foi a responsável pela remoção dos entulhos após o acidente do dia 30 de agosto.
1
3
03:05, 09 Out
25
°c
Fonte: OpenWeather
A Polícia Civil está tratando o incidente como uma "morte a esclarecer", suspeitando que seja um caso de envenenamento.
As obras estão sendo executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB).
No interior do veículo, ainda foi encontrada uma porção de maconha.
mais notícias
+