Governadora Raquel Lyra segura cartão do programa Mães de Pernambuco Foto: Divulgação.
O Programa Mães de Pernambuco, criado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas (SAS-PE), foi anunciado como finalista do Prêmio ABEP-TIC de Excelência em Governo Digital (Gov.Digital 2025), na categoria Melhor Solução de Governo Digital Inclusivo.
A premiação reconhece iniciativas que fazem uso estratégico da tecnologia para transformar a gestão pública e melhorar a vida dos cidadãos brasileiros.
Ao figurar entre os finalistas, Pernambuco reforça seu protagonismo nacional na construção de políticas públicas que aliam inovação e sensibilidade social.
O Mães de Pernambuco é um programa de transferência mensal de renda voltado às mulheres gestantes, mães ou responsáveis por crianças de até 6 anos (72 meses) que não possuem emprego ou renda formal. A iniciativa atende até 100 mil famílias em situação de maior vulnerabilidade social em Pernambuco e utiliza inteligência de dados para localizar e apoiar diretamente quem mais precisa.
“O Mães de Pernambuco traduz a missão da nossa gestão: aplicar tecnologia com propósito social. Ser finalista do Gov.Digital é o reconhecimento de que estamos no caminho certo com compromisso, escuta e respeito às realidades do nosso povo,” destacou o secretário Carlos Braga.
O resultado final será divulgado em agosto, durante o SECOP 2025, evento nacional de destaque na área de governo digital e inovação pública, que acontecerá em Brasília.
O programa Mães de Pernambuco, lançado em março de 2024 pela governadora Raquel Lyra, é uma iniciativa pioneira no estado.
Com foco específico em mães ou responsáveis por crianças de até seis anos, em situação de vulnerabilidade e inscritas no CadÚnico, o programa concede R$300 mensais para sustentar famílias chefiadas por mulheres sem vínculo empregatício, complementando políticas de transferência de renda federais como o Bolsa Família
Os dados mostram progresso expressivo no combate à extrema pobreza no estado. A taxa caiu de 9,3% em 2023 para 6,3% em 2024, representando uma redução estimada de 563mil pessoas nessa condição.
No mesmo período, a pobreza geral recuou de 47,7% para 40,3%. O governo atribui esse avanço, em parte, a políticas como Pernambuco Sem Fome e ao aporte do programa Mães de Pernambuco, que injetou aproximadamente R$380milhões só em 2024.
3
07:27, 13 Fev
25
°c
Fonte: OpenWeather
De acordo com o comunicado, a atuação do Vórtice Ciclônico em Altos Níveis, em associação com a confluência dos ventos em baixos níveis é o responsável pela condição climática.
Ações de segurança viária serão intensificadas até o final da quarta-feira (18), para coibir comportamentos imprudentes e proporcionar mais segurança a quem vai viajar nessa época.
Quando o recurso do pagamento for próprio do município será até 30 dias úteis e quando da União ou Estado pode chegar até 60 dias úteis.
mais notícias
+